As máscaras ganharam as ruas em Itapoá e Garuva

De diferentes estilos, materiais e estampas, as máscaras se tornaram peça fundamental do portão pra fora e ditam a tendência do momento: prevenção e cuidado no contágio ao novo coronavírus.

Diferentes especialistas já afirmaram que o uso das máscaras diminui a chance de contágio e a recomendação pelo uso veio do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Com isso, diferentes medidas para incentivo e até obrigação pelo uso das máscaras surgiu nas cidades.

Durante a primeira quinzena do mês de abril, pelo menos 20 municípios catarinenses publicaram decretos sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras; em alguns casos, o descumprimento pode até gerar multas e detenções, ou o fechamento de estabelecimentos, em outros, são apenas recomendações.

Em Itapoá e Garuva foram publicados decretos sobre o assunto e os dois são bastante parecidos. Em Itapoá, o uso é obrigatório aos trabalhadores do comércio em geral e aos servidores públicos e terceirizados do serviço público no período em que estiverem desempenhando suas funções. À toda população, é recomendada a utilização das máscaras, principalmente quando houver a necessidade de interromper o isolamento social e quando houver contato com outras pessoas. No município de Garuva, o que muda é a obrigatoriedade: apenas aos servidores públicos e terceirizados do serviço público, para os demais grupos fica a recomendação.

Além do decreto, Garuva lançou uma campanha de recomendação à utilização das máscaras: #todosdemáscara. Pela campanha, foi divulgado um vídeo em que uma servidora pública ensina a fabricar máscaras de tecido em casa. Também, ao trocar a própria foto do perfil nas redes sociais, na qual o brasão municipal vestiu a máscara, está incentivando os garuvenses a tirarem uma foto com máscara, atualizarem o perfil e compartilharem. O jornal impresso Itapoá Notícias aderiu a campanha e nosso brasão na capa desta edição também usa máscara.

Com tudo isso, elas estão ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais, nos comércios, órgãos públicos e ruas como um símbolo de cuidado e prevenção. Entretanto, não esqueça que elas também merecem cuidados simples:
– Antes de colocar a máscara, lave bem as mãos com água e sabão;
– É importante não tocar na máscara durante o uso;
– Quando for tirá-la, não pegue na parte de fora da máscara e descarte ou lave imediatamente assim que chegar em casa.

Como descartar?
Elas não são recicláveis. Conforme a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, existe um jeito certo e seguro para descartar essas máscaras: ao tirá-la do rosto, segure apenas pelo elástico e coloque dentro de dois saquinhos plásticos, um dentro do outro. Com a máscara lá dentro, amarre bem e jogue no lixo do banheiro. Não esqueça de lavar bem as mãos antes e depois.

Como lavar?
As máscaras de pano precisam ser lavadas sempre depois de utilizadas. Você pode usar água e sabão ou deixar de molho em uma solução de água com água sanitária.

Avatar

Augusta Fehrmann Gern

Augusta Gern. Jornalista pela Instituição Educacional Bom Jesus / Ielusc (2012) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Tem experiência em assessoria de imprensa, comunicação empresarial e redação e, atualmente, trabalha com produção de conteúdo e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook