Turismo de Itapoá sofre impactos da pandemia e mira alternativas para rápida recuperação
No mundo inteiro, um dos setores econômicos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus é o do Turismo. Em Itapoá, onde o segmento é bastante representativo, não é diferente.
Julio Cesar Penteriche administra o Residencial Astro Rei, que todos os anos recebe muitos veranistas que se instalam em suas dependências. Para ele, o reflexo da pandemia foi imediato. “Após o carnaval, quando começaram a ser instaladas as barreiras sanitárias e surgirem os comentários sobre a pandemia, foi automático. Tivemos praticamente 100% de cancelamento dos clientes que tinham para vir daquele período para a frente”, conta. Mas não foi só isso. O empreendimento contempla apartamentos alugados por dia para a temporada no segundo piso e área comercial no térreo, que também são alugadas para terceiros. “Os inquilinos pediram que a gente baixasse o valor de aluguel deles em uma certa porcentagem para poder ajudá-los neste momento difícil. Então, também tivemos a redução de uma porcentagem do aluguel de inquilinos e a renda caiu bastante neste período”, explica Julio.
A secretária municipal de Turismo e Cultura de Itapoá, Angela Maria Puerari, comenta que todo o segmento foi diretamente afetado de forma impactante. “A pandemia chegou rapidamente, não permitindo ações preventivas causando um desequilíbrio geral”, considera. Em função disso, todo o planejamento do Turismo e, também, da Cultura precisou ser imediatamente revisto. Alternativas estão sendo buscadas e novas ações pensadas em um trabalho intensivo que tem unido toda a equipe. “O Turismo direcionou o trabalho para roteirização, que tem como objetivo tornar Itapoá atrativa através da criação de roteiros para determinados públicos, a fim de buscar turistas durante o ano todo. A equipe, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, busca agregar valor ao comércio local e aos prestadores de serviços”, detalha Angela. De acordo com a secretária, está sendo finalizado um projeto que cria o Centro de Atendimento ao Turista. Além disso, muitos equipamentos turísticos estão em fase de conclusão e construção. “Em breve, a equipe entrará em contato com todos os segmentos para coleta de informações e fotos atualizadas para atualização do Portal do Turismo de Itapoá e estamos apoiando a segunda edição do evento gastronômico Sabores de Itapoá que está sendo projetado para 2020”, complementa.
Julio Penteriche considera cedo para fazer qualquer prognóstico sobre a próxima temporada de verão, quando há a maior demanda do segmento turístico em Itapoá. “É uma incógnita. Não temos expectativa nenhuma por enquanto, porque não estamos vendo nenhuma luz no fim do túnel para saber se vai rolar uma temporada boa ou não vai rolar temporada nenhuma. Tudo depende dessa curva de contaminações baixar por completo para a gente tentar imaginar se vamos ter temporada. Até lá, estamos no escuro”, diz ele.
A secretária de Turismo é mais otimista. “Quando tudo isso passar, estaremos de braços abertos para receber nossos veranistas e novos turistas, considerando que este ano, muitas pessoas que tinham o hábito de viajar para fora do país pretendem permanecer no Brasil. Nosso desejo é que, no curto prazo, já tenhamos demanda em nossos hotéis e pousadas, movimentando, automaticamente, todos os demais segmentos envolvidos. O segredo é o equilíbrio entre a preservação da saúde e da economia. Ambos precisam estar em sintonia.
O desafio é cuidar de um sem descuidar do outro. Somente com responsabilidade e comprometimento é que sairemos vitoriosos”, considera Angela. “Colocamos nossos canais de atendimento à disposição para sugestões ou esclarecimentos: turismo@itapoa.sc.gov.br ou (47) 3443-0244”, conclui.
FOTO: Julio Penteriche / Praia de Itapoá SC.
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