“Limitação x Ampliação”, por Mutti Kirinus

Quando Deus fecha uma porta abre uma janela, diz a sabedoria popular.

Em uma época em que aumentam os números de casos de contágio de pandemia, a única certeza que temos é que o setor cultural será o último a retornar à normalidade, se é que esse retorno será possível.

Tentando ser otimista e observando pelo seu aspecto positivo, a necessidade de isolamento e a tentativa de desenvolvimento e manutenção das atividades culturais de modo remoto é por um lado limitador e por outro ampliador. As aulas dos segmentos artísticos, de línguas, e de apresentações artísticas podem de uma certa maneira, devido a esta necessidade, ganhar mais adeptos e atingir mais pessoas devido não necessidade da presença física.

Pensando no prejuízo do aspecto da socialização que os eventos culturais promovem, com a limitação de encontros presenciais com as pessoas próximas, proporcionou, pessoalmente falando, conversas e encontros virtuais com familiares distantes e amigos que a vida dispersou pelo Brasil afora.

As aulas do projeto Violão para Todos, inicialmente feito para serem presenciais, com a sua adequação para o modo remoto há a possibilidade de atender pessoas inclusive de outras cidades, como sugeri para um aluno que estava mudando de município.

No que se refere a cultura, e caso não haja uma volta a tão desejada ‘normalidade’ de uma forma saudável, a ampliação destas propostas remotas (via internet) através de editais e projetos incentivados pela administração pública municipal, estadual ou federal é a melhor alternativa no presente momento. A remuneração destes profissionais através destes projetos mantendo não apenas o sustento como um auxílio emergencial, mas a renda juntamente com a dignidade de poder trabalhar com a arte, cultura e educação. A ampliação do acesso a internet também seria uma medida essencial das administrações públicas para garantir o acesso à educação formal e também da cadeia criativa.

Embora ainda sejam necessárias várias adequações o fato de os pais estarem acompanhando e participando mais o aprendizado dos seus filhos com certeza trará benefícios para esta geração. A Natureza agradece a menor quantidade de gás carbônico jogada no ar neste período de isolamento.

Refletindo sobre as limitações impostas pelo vírus abrem-se inúmeras possibilidades aos seres humanos que possuem o dom de refletir. E refletindo procura-se e encontra-se alternativas e talvez até nem se deseje mais a volta daquela velha ‘normalidade’, mas se inaugure uma nova normalidade melhor e mais saudável que a primeira mesmo quando o vírus, se Deus assim permitir, estiver controlado.

Mutti

Mutti

Helmuth A. Kirinus é mestre em Filosofia pela UFPR, formado em gestão cultural e músico. Atualmente coordena 8 projetos via lei Rouanet de incentivo à cultura e 4 via Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura de Joinville. É professor de violão e coordenador da Escola de Música Tocando em Frente em Itapoá. Atua também como representante técnico do setor Comunicação e Cultura dos projetos do Ampliar pelo Porto Itapoá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook