SC amplia medidas de distanciamento social por sete dias em oito regiões, incluindo a nordeste

O Governo do Estado anunciou nessa sexta-feira, dia 07 de agosto, a ampliação das medidas de distanciamento social em Santa Catarina para oito regiões classificadas em situação gravíssima, de acordo com a matriz de avaliação de risco regionalizada de enfrentamento ao novo coronavírus. O novo decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, suspende o transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros por mais sete dias a partir de segunda-feira, dia 10 de agosto, nas seguintes regiões de saúde: Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí, Nordeste, Carbonífera, Extremo Sul, Alto Vale do Rio do Peixe e Meio Oeste.

A concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias também fica suspensa já a partir deste sábado, dia 08, por sete dias nas oito regiões. As medidas abrangem 133 municípios, que representam 55,5% da população catarinense. Para as regiões classificadas em risco grave, a retomada do transporte coletivo fica autorizada pelo Governo estadual, porém as prefeituras possuem autonomia para restringir essas atividades.

Também para os 133 municípios, o texto do novo decreto prevê novas regras de testagem, monitoramento e rastreabilidade de contatos em casos de coronavírus nas empresas. As normas estão sendo construídas em conjunto com as entidades representativas dos setores e serão publicadas em Portaria do Centro de Operação de Emergência em Saúde (COES).

O decreto ampliou, ainda, por mais 14 dias, a partir de segunda-feira, dia 10 de agosto, para todo o território catarinense, a suspensão de atividades culturais, como cinemas, museus, espetáculos e shows, e da abertura de casas noturnas. As competições esportivas estão liberadas para acontecer sem a presença de público e seguindo o regramento determinado pelo COES, também pelo prazo de 14 dias a contar de segunda-feira, 10. As aulas presenciais dos ensinos infantil, fundamental, médio e EJA seguem proibidas até o dia 7 de setembro nas redes pública e privada.

Confira a relação de municípios por região:

ALTO VALE DO ITAJAÍ
Agrolândia; Agronômica; Atalanta; Aurora; Braço do Trombudo; Chapadão do Lageado; Dona Emma; Ibirama; Imbuia; Ituporanga; José Boiteux; Laurentino; Lontras; Mirim Doce; Petrolândia; Pouso Redondo; Presidente Getúlio; Presidente Nereu; Rio do Campo; Rio do Oeste; Rio do Sul; Salete; Santa Terezinha; Taió; Trombudo Central; Vidal Ramos; Vitor Meireles; Witmarsum.

ALTO VALE DO RIO DO PEIXE

Arroio Trinta; Caçador; Calmon; Curitibanos; Fraiburgo; Frei Rogério
Ibiam; Iomerê; Lebon Régis; Macieira; Matos Costa; Pinheiro Preto; Ponte Alta do Norte; Rio das Antas; Salto Veloso; Santa Cecília; São Cristóvão do Sul; Tangará; Timbó Grande; Videira.

CARBONÍFERA

Balneário Rincão; Cocal do Sul; Criciúma; Forquilhinha; Içara; Lauro Müller; Morro da Fumaça; Nova Veneza; Orleans; Siderópolis; Treviso; Urussanga.

EXTREMO SUL CATARINENSE

Araranguá; Balneário Arroio do Silva; Balneário Gaivota; Ermo; Jacinto Machado; Maracajá
Meleiro; Morro Grande; Passo de Torres; Praia Grande; Santa Rosa do Sul; São João do Sul; Sombrio; Timbé do Sul; Turvo.

FOZ DO RIO ITAJAÍ

Balneário Camboriú; Balneário Piçarras; Bombinhas; Camboriú; Ilhota; Itajaí; Itapema; Luiz Alves; Navegantes; Penha; Porto Belo.

MEDIO VALE DO ITAJAÍ

Apiúna; Ascurra; Benedito Novo; Blumenau; Botuverá; Brusque; Doutor Pedrinho; Gaspar; Guabiruba; Indaial; Pomerode; Rio dos Cedros; Rodeio; Timbó.

MEIO OESTE

Abdon Batista; Água Doce; Brunópolis; Campos Novos; Capinzal; Catanduvas; Celso Ramos; Erval Velho; Herval d’Oeste; Ibicaré; Jaborá; Joaçaba; Lacerdópolis; Luzerna; Monte Carlo; Ouro; Treze Tílias; Vargem; Vargem Bonita; Zortéa.

NORDESTE

Araquari; Balneário Barra do Sul; Barra Velha; Corupá; Garuva; Guaramirim; Itapoá; Jaraguá do Sul; Joinville; Massaranduba; São Francisco do Sul; São João do Itaperiú; Schroeder.

Da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de Santa Catarina, com adaptação da Tribuna de Itapoá. Imagem: reprodução / Secretaria de Comunicação do Estado de Santa Catarina.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook