
Prefeitura alerta para cuidados quanto à pandemia em nova classificação de risco na região

A Prefeitura de Itapoá divulgou em página do Facebook destinada às informações sobre o novo coronavírus, que infelizmente a região nordeste de Santa Catarina voltou para a classificação de risco laranja em relação à pandemia. “Então, alguns cuidados fundamentais terão que ser tomados novamente”, explica a publicação.
Confira, abaixo, as orientações do que não está mais permitido e do que ainda está.
NÃO ESTÁ PERMITIDA
– A abertura de bibliotecas.
– Prova de roupas no comércio de vestuário.
– A permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo como parques, praça e praias.
– O funcionamento de casas noturnas, boates, pubs, casas de show e afins.
O QUE AINDA É PERMITIDO
– Música ao vivo em restaurantes e bares para artistas solo e bandas de, no máximo, três membros. Artista solo: distância de 2 metros até as mesas. Bandas: distância de 1,5 metro entre os artistas.
– Funcionamento de food-trucks, bares, conveniências, tabacarias e similares até meia noite, cumprindo as diretrizes sanitárias estabelecidas.
– Funcionamento dos restaurantes, pizzarias, lanchonetes, padarias, confeitarias e similares até meia noite, sendo permitido atendimento à la carte e de bufê dentro das normas sanitárias.
– Realização de eventos sociais, respeitando a capacidade de ocupação de 30% do espaço.
– Aulas práticas de cursos técnicos, atividades de ensino presencial em estabelecimentos acadêmicos públicos ou privados nas modalidades de ensino superior e pós-graduação bem como aulas teóricas nas dependências do DETRAN e centro de formação de condutores.
– Acesso simultâneo de pessoas nas dependências dos shoppings, centros comerciais e galerias limitado a 60%.
– Realização de Feiras e Exposições, respeitando a capacidade de 25% de ocupação do espaço.
– Funcionamento do transporte coletivo urbano municipal (respeitando a capacidade de 50% de ocupação), bem como transporte por táxis e aplicativos de mobilidade urbana.
– Velórios com duração máxima de 6 horas (casos que não são suspeitos de Covid-19), limitando a entrega ao local em 10 pessoas por vez, sendo obrigatório o uso de máscaras.
– A capacidade de hospedagem dos hotéis, pousadas, albergues e afins fica limitada a 60%.
– Atuação de profissionais autônomos / liberais de saúde, tais como médicos, médicos veterinários, fisioterapeutas, odontólogos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros.
– Funcionamento de farmácias, drogarias, mercados, mercearias e supermercados, açougues, verdureiros e afins.
– Funcionamento das academias de ginástica, musculação, crossfit, funcionais, estúdios, escola de natação, escolas esportivas, padel, tênis, práticas integrativas, pilates.
– Funcionamento dos salões de beleza e estética.
– Entregas por delivery.
– Retomada dos jogos de futebol recreativos para pessoas a partir de 16 anos.
– Atividades do comércio e bancários (bancos e lotéricas).
– Realização de cultos religiosos (somente 50% da capacidade).
Números atuais
Nesta quarta-feira, dia 11 de novembro, a Prefeitura também divulgou uma atualização sobre os casos de novo coronavírus em Itapoá. De acordo com os dados, ao todo, já foram descartados 2.668 casos suspeitos e outros 481 foram confirmados. Desses, 467 já foram curados, 13 infelizmente evoluíram para óbito e há um único caso ativo na cidade atualmente. Além disso, o informativo da Prefeitura também dá conta de que 69 pessoas estão sendo monitoradas.
Leia também:
Descontos indevidos no INSS afetam milhares em SC - Saiba como afetados devem proceder
Série televisiva aborda rede de exploração sexual de menores que atuava também em Itapoá
Operação da PF contra fraudes no GOV.BR tem desdobramentos em Itapoá
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário