Prefeitura alerta para cuidados quanto à pandemia em nova classificação de risco na região

A Prefeitura de Itapoá divulgou em página do Facebook destinada às informações sobre o novo coronavírus, que infelizmente a região nordeste de Santa Catarina voltou para a classificação de risco laranja em relação à pandemia. “Então, alguns cuidados fundamentais terão que ser tomados novamente”, explica a publicação.

Confira, abaixo, as orientações do que não está mais permitido e do que ainda está.

NÃO ESTÁ PERMITIDA

– A abertura de bibliotecas.

– Prova de roupas no comércio de vestuário.

– A permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo como parques, praça e praias.

– O funcionamento de casas noturnas, boates, pubs, casas de show e afins.

O QUE AINDA É PERMITIDO

– Música ao vivo em restaurantes e bares para artistas solo e bandas de, no máximo, três membros. Artista solo: distância de 2 metros até as mesas. Bandas: distância de 1,5 metro entre os artistas.

– Funcionamento de food-trucks, bares, conveniências, tabacarias e similares até meia noite, cumprindo as diretrizes sanitárias estabelecidas.

– Funcionamento dos restaurantes, pizzarias, lanchonetes, padarias, confeitarias e similares até meia noite, sendo permitido atendimento à la carte e de bufê dentro das normas sanitárias.

– Realização de eventos sociais, respeitando a capacidade de ocupação de 30% do espaço.

– Aulas práticas de cursos técnicos, atividades de ensino presencial em estabelecimentos acadêmicos públicos ou privados nas modalidades de ensino superior e pós-graduação bem como aulas teóricas nas dependências do DETRAN e centro de formação de condutores.

– Acesso simultâneo de pessoas nas dependências dos shoppings, centros comerciais e galerias limitado a 60%.

– Realização de Feiras e Exposições, respeitando a capacidade de 25% de ocupação do espaço.

– Funcionamento do transporte coletivo urbano municipal (respeitando a capacidade de 50% de ocupação), bem como transporte por táxis e aplicativos de mobilidade urbana.

– Velórios com duração máxima de 6 horas (casos que não são suspeitos de Covid-19), limitando a entrega ao local em 10 pessoas por vez, sendo obrigatório o uso de máscaras.

– A capacidade de hospedagem dos hotéis, pousadas, albergues e afins fica limitada a 60%.

– Atuação de profissionais autônomos / liberais de saúde, tais como médicos, médicos veterinários, fisioterapeutas, odontólogos, biomédicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros.

– Funcionamento de farmácias, drogarias, mercados, mercearias e supermercados, açougues, verdureiros e afins.

– Funcionamento das academias de ginástica, musculação, crossfit, funcionais, estúdios, escola de natação, escolas esportivas, padel, tênis, práticas integrativas, pilates.

– Funcionamento dos salões de beleza e estética.

– Entregas por delivery.

– Retomada dos jogos de futebol recreativos para pessoas a partir de 16 anos.

– Atividades do comércio e bancários (bancos e lotéricas).

– Realização de cultos religiosos (somente 50% da capacidade).

Números atuais

Nesta quarta-feira, dia 11 de novembro, a Prefeitura também divulgou uma atualização sobre os casos de novo coronavírus em Itapoá. De acordo com os dados, ao todo, já foram descartados 2.668 casos suspeitos e outros 481 foram confirmados. Desses, 467 já foram curados, 13 infelizmente evoluíram para óbito e há um único caso ativo na cidade atualmente. Além disso, o informativo da Prefeitura também dá conta de que 69 pessoas estão sendo monitoradas.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook