Amunesc articula parceria internacional para estudar impactos da Região Metropolitana de Joinville

Objetivo é analisar a viabilidade e abrangência da reconfiguração da região

A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) entrou em contato com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) buscando a formalização de uma parceria para a elaboração de um estudo sobre os impactos e a viabilidade do projeto de reconfiguração da Região Metropolitana de Joinville. O assunto foi pauta da última assembleia de prefeitos, que manifestaram apoio ao projeto.

“Somos completamente favoráveis à atualização do modelo de Região Metropolitana, mas entendemos que esta reconfiguração precisa ser baseada em estudos técnicos que atestem os benefícios e os impactos negativos para cada município. Queremos um projeto que tenha eficácia, que seja positivo para a região, e sabemos que essa discussão vai além da política. Por isso contatamos a AFD”, declarou o presidente da Amunesc e prefeito de Garuva, dr. Rodrigo Adriany David.

O contato se deu através da Companhia Águas de Joinville, que já tem parceria com a AFD e discute alternativas para a regionalização do saneamento. Para o presidente da Companhia, Giancarlo Schneider, as pautas são convergentes. “A discussão sobre a regionalização atende a todas as áreas. Vemos no combate à Covid, a importância de trabalhar de forma integrada e na gestão do saneamento em busca da universalização e do atendimento ao Novo Marco Regulatório, temos a mesma demanda”, afirmou.

O diretor-adjunto da AFD no Brasil, Lamine Sow, apresentou a agência e falou sobre a importância da parceria. “Esse estudo pode orientar a todos em como podemos avançar no sentido da concretização deste projeto. É totalmente de interesse da AFD acompanhar as temáticas regionais, porque nós temos o desenvolvimento no nome e no DNA”, concluiu.

Legalmente, a Região Metropolitana já existe. Ela foi criada em 1998 através da Lei Complementar nº 162, e alterada em 2010 pela Lei Complementar nº 523. A Área de Expansão Metropolitana é formada pelos municípios de Balneário de Barra do Sul, Barra Velha, Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Corupá, Garuva, Guaramirim, Ireneópolis, Itaiópolis, Itapoá, Jaraguá do Sul, Mafra, Major Vieira, Massaranduba, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú, Schroeder e Três Barras. Compõem o Núcleo Metropolitano os municípios de Joinville e Araquari.

Da Amunesc, com adaptação da Tribuna de Itapoá. Na foto, divulgada pela Amunesc, dr. Rodrigo Adriany David, Presidente da Associação e Prefeito de Garuva.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook