Itapoá segue 100% balneável em mais recente relatório de balneabilidade do IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório de balneabilidade referente à semana de 22 a 26 de novembro de 2021. De acordo com as coletas realizadas em 231 pontos analisados, 183 estão próprios para banho no litoral catarinense, o que representa 79,2% de propriedade. Em Itapoá, os quatro pontos onde há coleta estão em condições de receber banhistas, de acordo com as amostragens obtidas no último dia 23 de novembro. Essa situação de 100% de balneabilidade nas praias do município monitoradas pelo IMA se mantem desde a coleta do último dia 26 de janeiro.

Além de Itapoá, as amostragens e ensaios do Instituto de Meio Ambiente foram efetuados nos municípios de Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo e São José.

Como a análise de balneabilidade é feita

O IMA conta com apoio do Corpo de Bombeiros para a realização das coletas, que são efetuadas pelas equipes de segunda a quarta-feira. Posteriormente, as amostras são levadas para o laboratório central do IMA, em Florianópolis. Para dizer se um ponto é próprio ou impróprio para banho, o IMA analisa a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos.

São necessárias cinco coletas consecutivas para se obter o resultado de balneabilidade.

Quando começa a temporada do verão, a frequência de análise é semanal (entre novembro e março). Quando, em 80% das análises, a quantidade da bactéria é inferior a 800 NMP por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio para banho. Já um ponto é considerado impróprio quando em menos de 80% das análises a concentração de E. coli é inferior a 800 NMP/100ml.

O ponto também é imediatamente classificado como impróprio quando supera o valor de 2000 NMP/100ml.

 

Divulgação dos Resultados

Atualmente, durante a baixa temporada, de abril a outubro, a pesquisa é realizada mensalmente e sai no último dia últil do mês. Já de novembro a março, na alta temporada, os resultados das amostras são divulgados todas as semanas, sempre na sexta-feira, no período vespertino.

Os resultados e históricos das coletas podem ser acessados na íntegra pelo site: balneabilidade.ima.sc.gov.br e pelo aplicativo Praia Segura.

Com informações da Assessoria de Imprensa do IMA. FOTO: Thiago Gusso / Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook