Ciclone atinge Itapoá e Prefeitura decreta estado de emergência

Na manhã desta quarta-feira, dia 10 de agosto, um ciclone passou pelo litoral de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O temporal causou muitos estragos, especialmente no litoral norte Catarinense. Com chuva muito intensa e ventos que se aproximaram dos 100km/h, Itapoá registrou diversos destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos.

Entre o final da manhã e o início da tarde desta quarta (10/08), a Prefeitura de Itapoá divulgou aos órgãos de imprensa que havia sido decretado o estado de emergência e que as escolas já haviam suspendidos as aulas nesta data.

Uma equipe da Defesa Civil, juntamente com o GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) está mapeando os impactos. No final da manhã, já haviam sido registradas vária quedas de árvores, destelhamentos de casas e estabelecimentos comerciais, além de alagamentos em diversas ruas de Itapoá. As equipes das secretarias de Segurança Pública e de Turismo estão prestando apoio à Defesa Civil e os números sendo apurados.

Para situações de emergência, o cidadão pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone (47) 99764-4965 ou o Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.

FOTO: Prefeitura de Itapoá / Divulgação.

 

Prefeito visita locais afetados e reúne secretários

Ainda nesta quarta-feira (10), no período da tarde, o Prefeito de Itapoá, Marlon Neuber, visitou locais afetados pelo ciclone e convocou reunião extraordinária com os secretários municipais, a Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e a Celesc, a fim de avaliarem os danos causados e tomarem medidas que visem abrandar os problemas decorrentes. Marlon delegou às secretarias municipais de Infraestrutura, de Meio Ambiente, de Agricultura e Pesca, e de Segurança Pública e Trânsito, a disponibilização de máquinas como tratores, caminhonetes, barcos e retroescavadeiras para ajudar a Celesc no corte de árvores derrubadas pelo ciclone ou das que estão em risco de queda, bem como na elevação e recuperação de postes tombados. Os maquinários também serão utilizados na remoção de entulhos das ruas, reboque de barcos encalhados, entre outros serviços. Outro apoio da Prefeitura à Celesc, será a cessão de manilhas para a estabilização dos postes de energia, a fim de que não voltem a tombar, evitando assim mais riscos à população.

Caberá às secretarias municipais de Assistência Social, Educação e de Esporte e lazer, a disponibilização de ginásios públicos para o caso de haver demanda por abrigo.

Até o momento da reunião, à tarde, o Corpo de Bombeiros já havia doado 720 m² de lonas para atender os pedidos de moradores que tiveram casas destelhadas. Também por meio da Secretaria de Assistência Social, a Prefeitura de Itapoá ofereceu ajuda caso a demanda aumente.

A Prefeitura alerta a população para que não se aproxime de postes tombados em ruas alagadas, a fim de que não corram riscos de acidentes, que podem ser fatais.

A Secretaria Municipal de Saúde ficou encarregada de providenciar um gerador de energia para suprir a necessidade emergencial do PA (Pronto Atendimento) do Município.

A Secretaria do Meio Ambiente está monitorando visualmente o rio Saí Mirim, a fim de mitigar os alagamentos que ainda podem ser provados por conta da elevação da maré.

“A prefeitura, por meio de todas as secretarias municipais e da Defesa Civil, com o apoio da Câmara de Vereadores de Itapoá, Celesc e Corpo de Bombeiros, continuará monitorando os impactos das mudanças climáticas na cidade”, divulgou o Poder Executivo Municipal em Nota.

O Prefeito Marlon Neuber também se pronunciou sobre o tema em vídeo divulgado na tarde desta quarta-feira, dia 10 de agosto.

 

Serviços de água e luz

A Itapoá Saneamento emitiu nota informando que, devido à instabilidade da energia elétrica causada pelo mau tempo, nesta quarta-feira, dia 10 de agosto de 2022, pode ter ocorrido baixa pressão ou intermitência no abastecimento de água em Itapoá. “É importante ressaltar que o pleno funcionamento do sistema de abastecimento de água depende diretamente do fornecimento de energia elétrica. Aproveitamos para reforçar aos clientes que evitem o desperdício e adotem práticas de uso consciente de água.”, divulgou. A empresa também divulgou os contatos de sua equipe de atendimento para o esclarecimento de dúvidas e outras informações: 0800 643 2750 ou via WhatsApp (47) 99278-0310.

A Celesc, por sua vez, informou no início da noite desta quarta-feira (10), que parte de Itapoá ainda está sem energia elétrica devido às avarias causadas pelo ciclone extratropical. O município contabilizava até o momento do informe, 8.292 residências sem luz. Por volta das 11h20 da manhã, quase 200 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica em toda Santa Catarina. Para restabelecer o sistema o mais rápido possível, 230 equipes da Celesc estão em campo desde as primeiras ocorrências.

 

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook