Portas do Mercado da Maria são abertas ao público

Inauguração realizada nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, contou com a presença massiva da população que comemorou momento histórico para a cidade

Um local que já nasce sendo referência regional de comercialização de pescados, produções agrícolas, artesanato e gastronomia regionais, além de ponto de encontro da cultura de Itapoá. Depois de anos de planejamento, reconstruído a partir do antigo galpão da Rua do Comércio que ganhou contornos da cultura açoriana, o Mercado da Maria foi inaugurado nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, e abriu as portas para a população. Moradores, autoridades e representantes de diversas empresas lotaram a calçada do entorno do Mercado para prestigiar a cerimônia.

Em seu discurso, o Prefeito Marlon Neuber relembrou os caminhos percorridos para a implementação do Mercado da Maria. “Os desafios a frente do poder público são muito grandes e a burocracia também, mas conseguimos repaginar e construir esta estrutura. Depois de construído o mercado, tínhamos o desafio de colocá-lo para funcionar e, para isso, contamos com uma equipe técnica competente e comprometida, que tornou este sonho realidade e nos ajudou a dar legitimidade a essa estrutura para que o município pudesse fazer esta entrega”, relatou Neuber.

Nascido de um sonho em comum dos moradores de Itapoá, o Mercado da Maria, instituído e regulamentado pelo Projeto de Lei nº 1087/2021, foi pensado e construído para ser um ponto de encontro da cultura itapoaense e reúne comerciantes de produtos da pesca, agricultura, gastronomia e artenato locais. “Teremos aqui reunidos, o artesanato de Itapoá, que também é a alma da nossa cidade; e a produção dos nossos pescadores, que já sofreram tanto e tiveram a paciência de esperar por este momento. O município presenteia essa importante classe econômica com este espaço tão bonito e sanitariamente adequado para o escoamento da produção. Os nossos cerca de 300 agricultores e suas famílias que ainda têm o desafio de se organizar por meio de associações também têm, aqui, o espaço mais que necessário para que possam comercializar o fruto do trabalho do ano todo”, completou Neuber.

O Deputado Estadual Maurício Eskudlark participou da cerimônia de inauguração e descreveu o mercado como um local que recebe as pessoas com carinho. “Agora, temos um espaço para nos encontrarmos sempre que visitarmos Itapoá. Prestigiem essa obra que pertence a todos desta cidade, cuidem como se fosse de cada um de vocês. Um local para conversar, encontrar amigos, prestigiar quem trabalhou e investiu aqui, pois foi construído com muito carinho”, comentou.

Além da valorização indentitária regional, o espaço é uma valiosa conquista para a economia e o desenvolvimento da cidade, pois vai ajudar no escoamento da produção do setor pesqueiro e agrícola regional. Também vai fomentar a produção e comércio do artesanato, com a ajuda de apresentações musicais, feiras culturais e exposições artísticas.

A gestão do mercado público é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico. De acordo com Sergio Grassi, secretário da pasta, para chegar à inauguração, houve muita dedicação e empenho. “Foram 11 editais para que chegássemos até aqui. Quem conhece o trabalho e a burocracia que isso gera, sabe o trabalho que há por trás. Por isso, agradeço o empenho de cada um aqui e, também, a participação de cada cidadão, turista e visitante, além da coragem dos 26 permissionários, nobres pescadores, artesãos, músicos, agricultores e comerciantes, empreendedores que acreditaram, juntos conosco, desde o início. Isso fez a diferença para a concretização do mercado municipal, que sem a ocupação dos boxes, não existiria”, disse Grassi. O Secretário enalteceu, ainda, o fato de que tudo foi possível graças ao ingrediente crucial: a união. “Eu poderia falar do desenvolvimento econômico que o Mercado da Maria gera, dos milhões que passarão por aqui, do entorno que será beneficiado continuamente, também do desenvolvimento social, dos empregos que estão sendo e serão gerados direta e indiretamente pelo Mercado, e do ganho cultural e turístico que teremos. Mas quero enfatizar um ponto que é primordial: a união que este lugar representa. Esse é o Mercado da Maria, mas é o meu mercado, é o nosso mercado, é o mercado de cada cidadão”, destacou Grassi, que complementou, pedindo cuidado e esmero dos cidadãos para com o equipamento público. “Aqui dentro, estão concretizados muitos sonhos e outros tantos serão realizados. Muita gente investiu todas as suas fichas e suas forças para que chegássemos até aqui. Essa é a nossa Itapoá, que quanto mais unida for, mais forte será. Precisamos aprender a valorizar a nossa Itapoá, o que temos e o que somos, porque somos grandes”, conclui.

O nome do mercado foi inspirado no pássaro Maria Catarinense, espécie endêmica das florestas tropicais do sudeste do Brasil e ave símbolo da cidade de Itapoá. O Vice-prefeito Jeferson Garcia falou sobre a importância desse reforço cultural para gerar identidade. “É uma homenagem à ave símbolo de Itapoá, Maria Catarinense, esse pequeno pássaro de 10 centímetros que tem o habitat exclusivo na nossa região. É um marco histórico para a cidade e será uma referência na geração de emprego e renda, além de fomentar o turismo no nosso municipio”, comemora Garcia.

O Mercado da Maria vai funcionar de terça a domingo, com atendimentos nos boxes de pescados e horti-fruti das 08h às 18h. Os boxes de artesanato estarão abertos de terça à sábado, das 10h às 20h, e das 10 às 18h no domingo. A praça da alimentação atenderá das 10h às 22h de terça a sábado, e das 10h às 18h nos domingos.

Nesta semana de inauguração e na semana do feriado, haverá programação artística especial.

Confira a programação abaixo:

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapoá, com adaptações da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook