Porto Itapoá recebe última autorização para uso de mais 50 mil m² de área operacional
Com nova área, terminal passa a ter 300 mil m² de pátio. O novo espaço possui capacidade estática de aproximadamente 7 mil contêineres
A ampliação do pátio do Porto Itapoá foi licenciada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Receita Federal do Brasil e pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e está, agora, liberada para funcionamento. Trata-se de uma área de 50 mil metros quadrados que será adicionada ao pátio do Terminal, totalizando atuais 300 mil metros quadrados.
O novo espaço possui capacidade estática de aproximadamente 7 mil contêineres, segundo o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner. “É um importante incremento em nossa capacidade operacional e que terá reflexo positivo em todas as cadeias em que estamos inseridos”, afirmou.
A expansão do pátio ainda não terminou, conforme explicou Schreiner. “Já estão em obras, mais 150 mil metros quadrados de pátio, que nos levarão a 450 mil metros quadrados de área total”, e completou: “ao ser concluído, o pátio nos possibilitará operar com quase o dobro da movimentação de contêineres atual”.
A construtora Piacentini, responsável pela expansão do pátio do Porto Itapoá, entregou a primeira etapa da obra no dia 15 de agosto. A obra total é fruto de um investimento de R$ 750 milhões e teve início em fevereiro de 2022. Empregou 170 pessoas, sendo 98 delas de forma direta.
Investimento em infraestrutura
Com a previsão de ampliar sua capacidade de atendimento, o Porto Itapoá vem fazendo investimentos em infraestrutura. Foram adquiridos mais cinco RTGs, e um guindaste móvel sobre pneus, próprio para movimentação de contêineres no pátio. O Terminal já conta com 17 desses equipamentos, da marca ZPMC, mas os novos serão operados por controle remoto – o Porto será o primeiro do Brasil a contar com essa tecnologia. As primeiras máquinas chegarão em abril de 2023.
O Porto Itapoá também adquiriu duas novas empilhadeiras Reach Stacker – já em operação – que serão empregadas nas operações no pátio do Terminal. O objetivo é potencializar o atendimento entre navio e o pátio, complementando as operações com o RTG, um guindaste móvel usado em operações dentro de portos, para movimentar e empilhar os contêineres.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.
Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
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Parabenizo a comunidade de Itapoá pelos avanços não somente do ponto de vista do turismo da bela região onde o acolhimento aos visitantes é feito de forma calorosa, como também dos avanços proporcionados pelo porto, uma referência nacional.
O Porto de Itapoá foi um mal necessário sob a perspectiva econômica. Ambientalmente, um desastre. Nenhuma compensação ambiental, cfe previsto. Até porque dificilmente se ” compensa ” esse tipo de devastação. Poderiam começar recolhendo o lixo da praia o ano inteiro. Não só na temporada.
Bom dia, tudo de bom em Itapoa, soque obras nas ruas ou avenidas inacabadas ou abandonadas está afugentando muitos turistas.
Bom diaaaa 🌻, fico feliz vendo Itapoá crescer, gerando emprego pra nossos filhos, que cresça cada vez mais,.