Porto Itapoá recebe última autorização para uso de mais 50 mil m² de área operacional

Com nova área, terminal passa a ter 300 mil m² de pátio. O novo espaço possui capacidade estática de aproximadamente 7 mil contêineres

A ampliação do pátio do Porto Itapoá foi licenciada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Receita Federal do Brasil e pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e está, agora, liberada para funcionamento. Trata-se de uma área de 50 mil metros quadrados que será adicionada ao pátio do Terminal, totalizando atuais 300 mil metros quadrados.

O novo espaço possui capacidade estática de aproximadamente 7 mil contêineres, segundo o presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner. “É um importante incremento em nossa capacidade operacional e que terá reflexo positivo em todas as cadeias em que estamos inseridos”, afirmou.

A expansão do pátio ainda não terminou, conforme explicou Schreiner. “Já estão em obras, mais 150 mil metros quadrados de pátio, que nos levarão a 450 mil metros quadrados de área total”, e completou: “ao ser concluído, o pátio nos possibilitará operar com quase o dobro da movimentação de contêineres atual”.

A construtora Piacentini, responsável pela expansão do pátio do Porto Itapoá, entregou a primeira etapa da obra no dia 15 de agosto. A obra total é fruto de um investimento de R$ 750 milhões e teve início em fevereiro de 2022. Empregou 170 pessoas, sendo 98 delas de forma direta.

 

Investimento em infraestrutura

Com a previsão de ampliar sua capacidade de atendimento, o Porto Itapoá vem fazendo investimentos em infraestrutura. Foram adquiridos mais cinco RTGs, e um guindaste móvel sobre pneus, próprio para movimentação de contêineres no pátio. O Terminal já conta com 17 desses equipamentos, da marca ZPMC, mas os novos serão operados por controle remoto – o Porto será o primeiro do Brasil a contar com essa tecnologia. As primeiras máquinas chegarão em abril de 2023.

O Porto Itapoá também adquiriu duas novas empilhadeiras Reach Stacker – já em operação – que serão empregadas nas operações no pátio do Terminal. O objetivo é potencializar o atendimento entre navio e o pátio, complementando as operações com o RTG, um guindaste móvel usado em operações dentro de portos, para movimentar e empilhar os contêineres.

 

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

 

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

4 comentários em “Porto Itapoá recebe última autorização para uso de mais 50 mil m² de área operacional

  • Avatar
    14 de fevereiro de 2023 em 10:28
    Permalink

    Parabenizo a comunidade de Itapoá pelos avanços não somente do ponto de vista do turismo da bela região onde o acolhimento aos visitantes é feito de forma calorosa, como também dos avanços proporcionados pelo porto, uma referência nacional.

    Resposta
  • Avatar
    28 de dezembro de 2022 em 10:22
    Permalink

    O Porto de Itapoá foi um mal necessário sob a perspectiva econômica. Ambientalmente, um desastre. Nenhuma compensação ambiental, cfe previsto. Até porque dificilmente se ” compensa ” esse tipo de devastação. Poderiam começar recolhendo o lixo da praia o ano inteiro. Não só na temporada.

    Resposta
  • Avatar
    28 de dezembro de 2022 em 06:07
    Permalink

    Bom dia, tudo de bom em Itapoa, soque obras nas ruas ou avenidas inacabadas ou abandonadas está afugentando muitos turistas.

    Resposta
  • Avatar
    27 de dezembro de 2022 em 07:12
    Permalink

    Bom diaaaa 🌻, fico feliz vendo Itapoá crescer, gerando emprego pra nossos filhos, que cresça cada vez mais,.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook