Criança de cinco anos de idade morre por afogamento em Itapoá

Por volta das 19h desse sábado, dia 07 de janeiro, um afogamento foi registrado no mar, nas imediações da Rua das Palmeiras, em Itapoá.

De acordo com o divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar local, os guarda vidas finalizavam o dia, guardando as bandeiras vermelhas de sinalização de risco no mar, quando foram abordados por uma mãe que procurava o seu filho.

Logo em seguida, a criança foi encontrada e retirada da água. Porém, ela estava em grau 6 de afogamento (o mais grave, quando já há parada cardiorrespiratória).

De forma imediata, os guarda-vidas iniciaram as manobras de ressuscitação cardiopulmonar e solicitaram que uma ambulância dos bombeiros se dirigisse ao local.

De ambulância, o menino de apenas cinco anos de idade, foi conduzido até o PA (Pronto Atendimento) 24 Horas de Itapoá enquanto manobras de RCP (reanimação cardiorrespiratória) eram realizadas ininterruptamente. Enquanto a vítima era deslocada para o atendimento médico-hospitalar, o Helicóptero Águia também foi acionado.

Chegando ao PA, o menino ficou sob os cuidados dos médicos, mas infelizmente, apesar de todo o esforço empregado, ele não resistiu e veio ao óbito.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá lamentou a fatalidade. “Neste momento de profunda tristeza, toda equipe de bombeiros militares e guarda-vidas registra solidariedade à família da vítima”, divulgou a corporação.

Menos de 12 horas depois, outro afogamento

Por volta das 06h da manhã deste domingo, dia 08 de janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá foi acionado via Central Telefônica 193 para o atendimento de uma vítima de afogamento na Avenida Beira Mar 3.

No local, os bombeiros constaram que o homem se encontrava fora da água, consciente, orientado e com sinais vitais estáveis, mas relatando dor no peito.

Segundo relato da própria vítima, ela entrou no mar para nadar, mas teve uma câimbra, conseguindo, entretanto, sair sozinho, porém não sem antes engolir bastante água. Logo que o homem conseguiu retornar à areia, vomitou.

A equipe dos bombeiros realizou protocolo de APH (atendimento pré-hospitalar) e, em seguida, transportou a vítima para o hospital, a fim de que ela recebesse os cuidados médicos necessários.

Bombeiros reforçam as orientações de segurança aos banhistas:

– nadar sempre próximo a um posto guarda-vidas ativado;

– nadar afastado das bandeiras vermelhas, que sinalizam algum risco para o banho, geralmente as perigosas correntes de retorno;

– ao verificar alguém se afogando, chame o socorro e se tiver algo flutuante ou corda, jogue para a vítima, mas não orienta-se a quem for resgatar, entrar para nadar, pois pode se tornar mais uma vítima;

– em caso de emergências, ligue 193.

As informações são do Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá. FOTO: Tribuna de Itapoá / Arquivo.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Criança de cinco anos de idade morre por afogamento em Itapoá

  • Avatar
    8 de janeiro de 2023 em 11:00
    Permalink

    Pena que retiraram as bóias que existiam em vários pontos da Barra do Saí. Ajudaria muito nesses casos como a reportagem diz, de jogar flutuantes para ajudar no resgate.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook