“Cidade da Música ou Cidade das Artes?”, por Mutti Kirinus

Com o crescimento econômico e demográfico de nossa cidade, é necessário também um crescimento, na mesma proporção, nos setores que atendem às necessidades fundamentais materiais e imateriais para um crescimento saudável de nossa cidade.

Entre os elementos essencialmente imateriais, estão a educação e a cultura. Digo essencialmente, porque eles também necessitam de suportes materiais, locais, infraestrutura, mas prioritariamente dependem do conhecimento e transmissão de saberes através de material humano com expertise e conhecimento notório nesses saberes, a saber, os artistas, professores de artes, e professores em geral.

Antes de seguir na reflexão, é importante ressaltar que todos os investimentos em cultura pelas administrações públicas são dignos de aplauso, e o reconhecimento e gratidão por esses investimentos é a energia que fará brotar novos investimentos, sem é claro deixar de sugerir melhorias durante o processo, já que todo bom projeto é uma construção dentro de uma dialética entre o campo ideal e a realidade possível para o momento.

Dito isso, junto com o crescimento demográfico, vemos um crescimento de produtores, artistas e trabalhadores culturais nos mais diversos segmentos artísticos. Para que esse crescimento da cidade seja saudável, é preciso que ele dê vazão para que essas atividades tenham seus espaços garantidos dentro da lei orçamentária anual, e contribuam para inibir as mazelas que são uma tendência do sistema capitalista de economia, mas que podem ser contornadas através de uma política democrática e social na gestão dos municípios.

É muito comum à classe artística, devido ao seu produto, a arte e a imersão social e existencial para gerá-lo, carregar consigo uma maior consciência crítica e social. Daí deriva o ataque pérfido a grandes artistas através de fake News e manchetes tendenciosas impulsionadas e financiadas por ideologias de extrema direita a esses artistas.

Em Itapoá não é diferente. Com esse crescimento de artistas e produtores, de várias ideologias políticas, e de diversos segmentos, já se formou um Fórum permanente, em que na primeira reunião, tivemos 27 participantes, trocando ideias sobre o rumo da cultura, sobre as necessidades mais urgentes para que esse caminho posso ser positivo e possível.

Minha sugestão, como artista e produtor cultural, continua sendo, constantemente solicitada desde 2015, a criação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com editais de Prêmio e Mecenato, para todos os segmentos artísticos. Essa seria a forma mais participativa de fazer com que os diferentes artistas, o recurso público, e a iniciativa privada pudessem escolher democraticamente a direção que a cultura vai tomar, direção passível de, ano a ano, ser renovada inclusive.

Segundo setor responsável em Itapoá, a lei está pronta há tempos, mas nunca se concretiza. No lugar dela, foi feito o plano Foral, digno de aplausos como mencionei, mas que privilegia a música, o qual sou grato, mas que deixa de fora, ou a desejar, diversos outros setores artísticos. Com uma consciência um pouco mais ampla, sabemos que artes se alimentam umas das outras, e é necessário um crescimento orgânico entre todas elas para que elas promovam um lucro social sólido dentro de uma cidade.

Mutti

Mutti

Helmuth A. Kirinus é mestre em Filosofia pela UFPR, formado em gestão cultural e músico. Atualmente coordena 8 projetos via lei Rouanet de incentivo à cultura e 4 via Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura de Joinville. É professor de violão e coordenador da Escola de Música Tocando em Frente em Itapoá. Atua também como representante técnico do setor Comunicação e Cultura dos projetos do Ampliar pelo Porto Itapoá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook