Formados no laboratório do Porto Itapoá, profissionais já estão no mercado de trabalho

Na primeira turma de Manutenção Mecânica, foram 12 formados, sendo que desses, sete foram contratados pelo próprio Terminal

A primeira turma de Aprendiz de Manutenção Mecânica – curso mantido pelo Porto Itapoá com apoio técnico dos professores do Senai – já tem alunos formados e atuantes no mercado de trabalho. Na primeira turma, foram 12 formados, sendo que desses, sete foram contratados pelo próprio Terminal.

O diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr., ressalta que, em julho do ano passado (2022), o Porto Itapoá inaugurou um laboratório específico para aprendizagem profissional. Focada em manutenção mecânica e elétrica, a estrutura é única e inédita no município de Itapoá. “Antes disso, os alunos precisavam se deslocar para o campus do Senai em Joinville para as aulas práticas”.

O executivo ressaltou a importância dos profissionais e de uma boa formação para a empresa, mas também para a comunidade. “O Porto Itapoá está onde está hoje por causa de pessoas, então para nós, é muito gratificante poder investir em pessoas”, completou.

Da primeira turma, quatro alunos foram contratados como Assistente de Mecânica e dois como Auxiliares de Operações Portuárias.

O Porto Itapoá segue também com um curso de Aprendiz de Manutenção Elétrica, que teve início em agosto de 2022 e forma a primeira turma em agosto deste ano de 2023.

Novos caminhos

A área de Manutenção Mecânica do Porto Itapoá contratou quatro desses novos talentos formados na turma de Aprendiz de Manutenção Mecânica. O jovem Guilherme Henrique da Silva, 19 anos, natural de Itapoá, já tinha interesse em mecânica quando ouviu falar do curso. No início do período de aulas, conta, procurou focar na sua aprendizagem sem criar maiores expectativas. “Fiquei emocionado quando soube que seria contratado”, confessa. Agora, Guilherme faz planos para o desenvolvimento de carreira. “Quero atuar na gestão dentro da área de manutenção mecânica”.

Já João Pedro Nogueira Peres do Nascimento, apesar de ter apenas 19 anos, já tem uma história de vida repleta de desafios. Natural de Belém, no Pará, mudou-se com a família para Itapoá quando tinha apenas três anos de idade. Durante o curso, já vinha sonhando com a possibilidade de trabalhar dentro do Porto Itapoá. Quando a notícia da contração veio, “foi um choque bom”, descreve. Agora, João Pedro planeja unir suas paixões por mecânica e desenho para trilhar um caminho profissional. “No futuro, quero ser projetista”.

Matheus Henrique Foggiatto Machado, de 20 anos, também viu no curso uma oportunidade de aprofundar o conhecimento na mecânica, uma área que já despertava seu interesse. “Comecei a gostar mais ainda do curso quando vi que era de fato complexo”, diz. Agora, vislumbra novas possibilidades. “Quero ser engenheiro mecânico e crescer dentro do Porto”, revela.

Um primo colaborador do Porto Itapoá foi quem avisou Alcinei Avanzi Jr., 19 anos, sobre o curso para aprendizes dentro da empresa. O jovem não perdeu tempo e correu para se inscrever. “Foi um período de muito aprendizado, de entender como as coisas funcionam na prática”, explica. A possibilidade de trabalhar no Terminal trouxe uma expectativa positiva, sobretudo no final do curso. Já atuando no cotidiano da empresa, Alcinei elogiou a equipe do Porto, “Pessoal aqui é bem acolhedor”.

Inscrições

As inscrições para o curso podem ser feitas através do portal do Porto Itapoá na opção “Trabalhe Conosco”. O período de inscrições começa três meses antes do término da turma. Para a turma que encerrou em dezembro, o anúncio das vagas tem início em setembro, com divulgação nas escolas, na comunidade (carro de som) e postagens nas redes sociais e panfletos.

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina, e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais. Sua localização privilegiada, na Baía Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.

 

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook