Andamento do projeto Riviera Santa Maria é apresentado na Câmara de Vereadores de Itapoá

Na tarde dessa quarta-feira, dia 05 de abril, a Câmara Municipal de Itapoá foi sede de uma apresentação sobre a Riviera Santa Maria, importante projeto urbanístico que está sendo implantado no Município.

Pela IGG, empresa proprietária da área e responsável pelo empreendimento, pronunciaram-se Rubens Geraldo Gunther e Harry Louis Franke. Rubens fez uma introdução sobre assunto, citando que o objetivo do encontro era dar satisfação à população de Itapoá sobre todo o trabalho desenvolvido nos mais de dez anos de projeto, que teve início em 2011 e agora está na fase conclusiva, com as emissões das matrículas imobiliárias previstas para ocorrerem ainda neste mês de abril. De acordo com o Rubens, esse é um passo decisivo e a partir do qual poderão ser desenvolvidos a instalação da infraestrutura e eventuais negócios imobiliários que estarão autorizados a terem início. Foi também Rubens, o responsável por contar a história do empreendimento com Itapoá, que tem início pela década de 1950, quando seu pai Geraldo Mariano Gunther esteve entre os desbravadores da cidade. No encerramento de sua fala, Rubens também citou os compromissos do empreendimento com a comunidade itapoaense, sempre apoiando projetos de entretenimento, de esporte e de cultura, entre outros no âmbito do município.

Dando sequência à apresentação, Harry Louis Franke, um dos diretores do projeto e também representando a IGG, abordou as diretrizes do Projeto, apresentando um breve histórico do mesmo e mostrando uma imagem de como ele se encontra atualmente. Além disso, Harry citou os diferenciais da Riviera Santa Maria, deixando claro que não se trata de um condomínio fechado, como muitos erroneamente pensam, já que as ruas que atravessam a Riviera continuarão sendo públicas. De acordo com Harry, o projeto é, na verdade, um bairro planejado aberto. Ao fim de sua fala, ele ainda comentou sobre o sistema viário interno, os marcos urbanísticos e a rede de infraestrutura urbana da Riviera Santa Maria.

Rovane França, engenheiro da empresa Vector, que responde pela parte de infraestrutura do empreendimento, falou dos desafios para a erngenharia, mostrando os detalhes do projeto da Riviera Santa Maria. Ele citou os típicos problemas de ocupações à beira mar, todos relacionados com planejamento e drenagem, e em seguida, as soluções adotadas na Riviera, algumas delas bastante diferenciadas.

Por fim, Paulo Kawahara, arquiteto da Jaime Lerner Arquitetos Associados, apresentou a atualização do Masterplan e comentou sobre o privilégio de trabalhar neste projeto, com os empreendedores locais e com a cidade de Itapoá. De acordo com ele, a Riviera Santa Maria não é só um desenho bonito, mas todo um embasamento montado ao longo de dez anos, que não tem paralelo em lugar nenhum.

Após as falas, o público presente teve a oportunidade de fazer perguntas aos responsáveis pelo projeto, e esclarecer dúvidas.

À Jô Ribas do Itapoá Notícias / Tribuna de Itapoá, Harry Louis Franke concedeu uma rápida entrevista, na qual, citou que os lotes serão destinados às incorporadoras locais e da região provavelmente já no segundo semestre deste ano de 2023. Harry também falou da projeção de oferta de empregos para Itapoá. “Estamos falando de algo em torno de 8 a 10 mil unidades habitacionais até o final do projeto. Então, serão 158 prédios aproximadamente. Tudo isso vai precisar de portaria, manutenção de energia elétrica, de chaveiro, zeladoria e todo esse tipo de serviço. Alguns empregos diretos e indiretos que serão os prestadores de serviços, além da parte comercial, das lojas [que serão instaladas no local]”.

Outro tema abordado por Harry nessa rápida conversa com a Tribuna de Itapoá foi o grande apoio que o projeto tem recebido da população. “Temos tido muito apoio da população desde a audiência pública que foi feita em 2014. Na própria audiência, não houve nenhum comentário negativo, nenhuma questão negativa em relação ao projeto que foi apresentado. Muito pelo contrário, as pessoas que se manifestaram elogiaram o projeto. A população de Itapoá realmente tem dado muito apoio. O Poder Público também, porque é um bom projeto”, contou.

“Nós estamos propondo um novo padrão de ocupação do solo, dessa forma mais adensada, trazendo as pessoas para morarem um pouco mais juntas, privilegiando esses deslocamentos leves”, concluiu Harry Louis Franke, um dos diretores do IGG, à Tribuna de Itapoá.

Confira, abaixo, mais informações e imagens da apresentação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Andamento do projeto Riviera Santa Maria é apresentado na Câmara de Vereadores de Itapoá

  • Avatar
    7 de abril de 2023 em 17:21
    Permalink

    A cidade está crescendo mas ainda não temos saneamento básico na cidade , quando será construído a estação de tratamento de esgoto de Itapoá?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook