“2024 Cultural”, por Mutti Kirinus

Depois de um ano de retomada cultural, 2024 promete multiplicar o número de atividades culturais nos municípios do país. Teremos o cumprimento dos projetos artísticos culturais da Lei Paulo Gustavo contemplados em 2023, e também nos editais federais inaugurados ano passado. Além do relançamento do Edital Aldir Blanc, houve uma revitalização da lei de incentivo federal à cultura, lei Rouanet, que estava sendo represada pela gestão federal anterior.

Somente em incentivo federal à cultura, houve um aumento considerável do número de proponentes e segmentos pela ferramenta da lei Rouanet de apoio ao segmento. Essa oxigenação da promoção à cultura, com certeza, trará benefícios para toda a sociedade a curto, médio e longo prazo. Lembrando que a revitalização do segmento cultural agrega benefícios aos setores como educação, saúde, e principalmente promove o crescimento econômico da cidade.

No caso do aspecto econômico, o setor cultural é o que mais traz retorno e distribuição do investimento para a sociedade. O investimento na cultura é devolvido para a cidade na prestação de serviços meios para a realização dos objetos culturais, sendo que a parte artística propriamente dita é apenas uma parte desses serviços. Entre eles, estão os setores de alimentação, hospedagem, transporte, produtos gráficos, videográficos, divulgação, estruturas temporárias, sonorização, administrativo, contábil, etc.

Se a ferramenta de incentivo federal à cultura traz tantos benefícios econômicos para a cidade de Itapoá, imagine quanto mais benefícios traria uma lei municipal de incentivo a essa área.

Estamos chegando a mais um ano de eleições municipais e há nove anos tivemos a promessa da lei municipal de incentivo à cultura, qual continua sendo uma promessa. Ou seja, estamos passando pela terceira escolha da gestão municipal sem a concretização. Seja por motivos culturais ou econômicos, é importante colocar como peso na escolha dos nossos representantes municipais, aqueles que têm um olhar voltado para o tema, e para a aprovação dessa importante ferramenta municipal de apoio à cultura.

Mutti

Mutti

Helmuth A. Kirinus é mestre em Filosofia pela UFPR, formado em gestão cultural e músico. Atualmente coordena 8 projetos via lei Rouanet de incentivo à cultura e 4 via Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura de Joinville. É professor de violão e coordenador da Escola de Música Tocando em Frente em Itapoá. Atua também como representante técnico do setor Comunicação e Cultura dos projetos do Ampliar pelo Porto Itapoá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook