
Itapoá será a primeira a receber de volta valores da recuperados pela Operação Mensageiro

De acordo com matéria jornalística televisiva do NDTV, o município de Itapoá será o primeiro a receber de volta aos cofres públicos, os valores referentes aos prejuízos identificados pela Operação Mensageiro.
No processo, que teve início em 2022, o então prefeito Marlon Neuber (que posteriormente renunciou ao cargo) foi um dos alvos da operação. Ele, inclusive, chegou a ser preso em dezembro daquele ano. Além disso, ele também foi condenado pela Justiça a devolver para a cidade de Itapoá o valor de pouco mais de R$ 1,6 milhões, que teria sido desviado dos cofres públicos da Prefeitura para contratação fraudulenta do serviço de coleta de lixo na cidade. O mesmo esquema de corrupção que envolveu diversos municípios catarinenses, nesse que é considerado o maior escândalo de corrupção do estado.
Os principais envolvidos na Operação Mensageiro foram o próprio ex-prefeito, além de um ex-secretário e ex-diretor municipal.
Ainda de acordo com o NDTV, a defesa do ex-prefeito já confirmou que o valor foi repassado ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina que na sequência deve encaminhá-lo à Prefeitura de Itapoá. Não há previsão de quando esse valor deve estar disponível nos cofres públicos do Município.
Já sobre o ex-prefeito, conforme apurou a matéria jornalística televisiva, após ser preso em dezembro de 2022, ele foi julgado em setembro de 2023 e condenado a 18 anos de prisão. Ao cumprir um ano, no último mês de dezembro, foi solto e passou ao regime de prisão semiaberto, utilizando tornozeleira eletrônica e com uma série de obrigações para não retornar ao regime fechado. Entre essas obrigações, de acordo com o NDTV, estão a proibição de entrada no prédio da Prefeitura, a proibição do contato com outras pessoas envolvidas no esquema de corrupção, entre outras.
Leia também:
Prefeitura realiza audiência pública sobre Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre
Obra de ligação entre Itapoá e Vila da Glória segue parada e depende de estudo ambiental
Porto Itapoá amplia inclusão com nova turma de capacitação para pessoas com deficiência
Relacionado

Prefeito afastado de Itapoá usou propina para comprar imóvel e financiar campanhas eleitorais
Em depoimento realizado durante audiência de instrução de processo da Operação Mensageiro nesta terça-feira, dia 30 de maio, em Joinville, Marlon Neuber, prefeito afastado de Itapoá, confessou que usou valores das propinas para comprar imóvel e colaborar com campanhas eleitorais. A informação foi publicada por diversos veículos de comunicação. Marlon…
Em "Destaque"

Marlon Neuber é o primeiro prefeito envolvido na “Mensageiro” levado ao banco dos réus
Está marcado para as 09h do próximo dia 28 de setembro, na sede do Tribuna de Justiça de Santa Catarina (TJSC) em Florianópolis, o primeiro julgamento de um prefeito preso por conta da Operação Mensageiro (escândalo de corrupção que envolveu a prestação de serviço de coleta de lixo em diversas…
Em "Destaque"

Ex-prefeito de Itapoá Marlon Neuber é solto após um ano preso
Depois de um ano detido pela Operação Mensageiro, Marlon Neuber deixou a unidade prisional de Itapema, onde se encontrava, na manhã desta sexta-feira, dia 08 de dezembro. Para isso, ficou condicionado o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-prefeito. No último mês de abril (2023), Marlon se tornou réu após ser…
Em "Destaque"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Elizabeth Guzik de Andrade
Eu concordo no que se foi comentado ,porém a prefeitura deveria de ter um gabinete do qual se coletoria os ” entulhos ” como podas das árvores galhos maiores etc – a população faz o que faz por não ter esse serviço público.
É errado vc limpar seu terreno e sujar o do vizinho.
Ouvi dizer que tem um caminhão que coleta — ( de vez em quando) , não é o suficiente, pois a cidade cresceu assustadoramente nesses últimos anos e os governantes parecem querer só à arrecadação……..
Fica meu protesto.
GILMAR CELSO AREND
Bom dia. Sou recente aqui em Itapoa, e estou vendo que essa situação das enchentes,(claro que o volume de chuvas foi elevado em todo litoral do Estado), e além desses MM’s elevados, tem também o descaso com a limpeza dos córregos que cortam a cidade e também dos terrenos que fazem divisas com os mesmos. Outra situação que presenciei nos poucos meses que moro aqui, é que muitos proprietários de Imóveis (não sei se são moradores ou temporários), fazem a limpeza do seu terreno/imóvel, e com a maior cara de pau, jogam os resíduos/sujeira da limpeza, no primeiro terreno baldio(sem construção) mais próximo do seu imóvel,o qual também já está tomado pelo mato, aumentando assim as áreas de risco para a população. É vergonhosa essa atitude. Minha opinião é que TODOS, digo TODOS os terrenos baldios, deveriam ser limpos de 90 em 90 dias.. Assim manteria uma cidade limpa e evitaria essa atitude, do morador jogar seu lixo no terreno do outro.. Tenho visto também, muitos terrenos baldios, com placas de **PROPRIEDADE PARTICULAR, NÃO JOGUE LIXO** mas também nem tem como jogar por que está tomado pela vegetação/mato. Mas também tem terrenos com a mesma placa, que estão limpos, bem cuidado, dando um bom exemplo como deve ser a atitude do proprietário. E com relação ao ocorrido com Ex-Prefeito(não o conheço), além de devolver o que roubou, deveria pagar o mesmo valor desviado, dobrando o valor, de 1,6mi para 3,2mi a devolução ao Município, por desrespeitar o eleitor que confiou e votou, elegendo-o ao cargo maior de Mandatário Municipal.. e ser banido da carreira política, bem como os demais envolvidos, pessoas físicas e as pessoas jurídicas(CNPJ) envolvidos. Assim com certeza, se começaria a ter políticos honestos e respeitadores dos eleitores.,. Itapoá é uma cidade promissora, mas está precisando de uma mudança substancial nas suas diretrizes, bem como nos seus dirigentes….e 2.024 está aí.. é uma excelente oportunidade para o ELEITOR, exercer seu descontentamento com alguns, não todos. Abraço
Rose Rodrigues
Bom dia, concordo plenamente pois ao redor, em frente minha casa o mato chega cobrir , bueiros nós da rua que limpamos. Balneário Volta ao mundo Rua Sergipe.muito triste
3 comments