Itapoá será a primeira a receber de volta valores da recuperados pela Operação Mensageiro

De acordo com matéria jornalística televisiva do NDTV, o município de Itapoá será o primeiro a receber de volta aos cofres públicos, os valores referentes aos prejuízos identificados pela Operação Mensageiro.

No processo, que teve início em 2022, o então prefeito Marlon Neuber (que posteriormente renunciou ao cargo) foi um dos alvos da operação. Ele, inclusive, chegou a ser preso em dezembro daquele ano. Além disso, ele também foi condenado pela Justiça a devolver para a cidade de Itapoá o valor de pouco mais de R$ 1,6 milhões, que teria sido desviado dos cofres públicos da Prefeitura para contratação fraudulenta do serviço de coleta de lixo na cidade. O mesmo esquema de corrupção que envolveu diversos municípios catarinenses, nesse que é considerado o maior escândalo de corrupção do estado.

Os principais envolvidos na Operação Mensageiro foram o próprio ex-prefeito, além de um ex-secretário e ex-diretor municipal.

Ainda de acordo com o NDTV, a defesa do ex-prefeito já confirmou que o valor foi repassado ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina que na sequência deve encaminhá-lo à Prefeitura de Itapoá. Não há previsão de quando esse valor deve estar disponível nos cofres públicos do Município.

Já sobre o ex-prefeito, conforme apurou a matéria jornalística televisiva, após ser preso em dezembro de 2022, ele foi julgado em setembro de 2023 e condenado a 18 anos de prisão. Ao cumprir um ano, no último mês de dezembro, foi solto e passou ao regime de prisão semiaberto, utilizando tornozeleira eletrônica e com uma série de obrigações para não retornar ao regime fechado. Entre essas obrigações, de acordo com o NDTV, estão a proibição de entrada no prédio da Prefeitura, a proibição do contato com outras pessoas envolvidas no esquema de corrupção, entre outras.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

3 comentários em “Itapoá será a primeira a receber de volta valores da recuperados pela Operação Mensageiro

  • Avatar
    29 de janeiro de 2024 em 20:37
    Permalink

    Eu concordo no que se foi comentado ,porém a prefeitura deveria de ter um gabinete do qual se coletoria os ” entulhos ” como podas das árvores galhos maiores etc – a população faz o que faz por não ter esse serviço público.
    É errado vc limpar seu terreno e sujar o do vizinho.
    Ouvi dizer que tem um caminhão que coleta — ( de vez em quando) , não é o suficiente, pois a cidade cresceu assustadoramente nesses últimos anos e os governantes parecem querer só à arrecadação……..
    Fica meu protesto.

    Resposta
  • Avatar
    25 de janeiro de 2024 em 01:04
    Permalink

    Bom dia. Sou recente aqui em Itapoa, e estou vendo que essa situação das enchentes,(claro que o volume de chuvas foi elevado em todo litoral do Estado), e além desses MM’s elevados, tem também o descaso com a limpeza dos córregos que cortam a cidade e também dos terrenos que fazem divisas com os mesmos. Outra situação que presenciei nos poucos meses que moro aqui, é que muitos proprietários de Imóveis (não sei se são moradores ou temporários), fazem a limpeza do seu terreno/imóvel, e com a maior cara de pau, jogam os resíduos/sujeira da limpeza, no primeiro terreno baldio(sem construção) mais próximo do seu imóvel,o qual também já está tomado pelo mato, aumentando assim as áreas de risco para a população. É vergonhosa essa atitude. Minha opinião é que TODOS, digo TODOS os terrenos baldios, deveriam ser limpos de 90 em 90 dias.. Assim manteria uma cidade limpa e evitaria essa atitude, do morador jogar seu lixo no terreno do outro.. Tenho visto também, muitos terrenos baldios, com placas de **PROPRIEDADE PARTICULAR, NÃO JOGUE LIXO** mas também nem tem como jogar por que está tomado pela vegetação/mato. Mas também tem terrenos com a mesma placa, que estão limpos, bem cuidado, dando um bom exemplo como deve ser a atitude do proprietário. E com relação ao ocorrido com Ex-Prefeito(não o conheço), além de devolver o que roubou, deveria pagar o mesmo valor desviado, dobrando o valor, de 1,6mi para 3,2mi a devolução ao Município, por desrespeitar o eleitor que confiou e votou, elegendo-o ao cargo maior de Mandatário Municipal.. e ser banido da carreira política, bem como os demais envolvidos, pessoas físicas e as pessoas jurídicas(CNPJ) envolvidos. Assim com certeza, se começaria a ter políticos honestos e respeitadores dos eleitores.,. Itapoá é uma cidade promissora, mas está precisando de uma mudança substancial nas suas diretrizes, bem como nos seus dirigentes….e 2.024 está aí.. é uma excelente oportunidade para o ELEITOR, exercer seu descontentamento com alguns, não todos. Abraço

    Resposta
    • Avatar
      26 de janeiro de 2024 em 08:24
      Permalink

      Bom dia, concordo plenamente pois ao redor, em frente minha casa o mato chega cobrir , bueiros nós da rua que limpamos. Balneário Volta ao mundo Rua Sergipe.muito triste

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook