Itapoá está em estado de emergência por causa das fortes chuvas

Após reunião entre diversas autoridades do município realizada no Gabinete do Prefeito de Itapoá na manhã desta quarta-feira, dia 24 de janeiro, ficou definida a decretação do estado de emergência na cidade. Tal situação se dá em função dos alagamentos causados pelas fortes e constantes chuvas que caem na região desde o último sábado, dia 20 de janeiro. O prefeito municipal Jeferson Garcia assinou o Decreto 6.224 que foi divulgado pela Prefeitura no início da tarde – e está disponível clicando aqui. O documento, também publicado no DOM/SC (Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina), tem vigência de 180 dias.

Para que o Decreto fosse emitido, levou-se em consideração as fortes chuvas e tempestades que ainda perduram na cidade, causando diversos problemas, como danos humanos, materiais, ambientais e econômicos públicos e privados. Só no sábado (20/01), em três horas, choveu 133,5 milímetros. Além disso, houve recomendação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que avaliou e quantificou a gravidade do desastre.

No momento em que se discutia a decretação da situação de emergência, Itapoá já contabilizava os primeiros casos de desabrigados por conta dos alagamentos, número que não parou de crescer durante o dia. Infelizmente, a previsão dos meteorologistas é de que as chuvas permaneçam intensas na região por mais alguns dias. E há o agravante de níveis altos de maré por causa do fenômeno conhecido como maré astronômica, o que deve dificultar o escoamento do grande volume de água acumulada no solo.

Em nota publicada no site da Prefeitura de Itapoá, o Prefeito ressaltou a importância da colaboração da população neste momento, garantindo que as equipes do Poder Executivo Municipal estão em plantão 24 horas, atuando de forma coordenada para minimizar a situação.

Por volta das 21h desta quarta-feira (24/01), a cidade contabilizava 140 pessoas desalojadas – que é quando a família precisa sair de sua casa, mas fica hospedada na casa de amigos ou parentes – e 28 desabrigados – quando a família precisa deixar sua casa e ficar em abrigo público. No mesmo horário, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil já haviam atendido 12 ocorrências, três cortes de árvores, oito resgates e uma situação de destelhamento. Além disso, o nível do rio Saí Mirim subiu muito a ponto de sair da calha, o que piora ainda mais a situação.

De acordo com a Prefeitura Municipal, as famílias desabrigadas estão sendo conduzidas ao Ginásio Ivo Zagonel, onde foi montado um abrigo municipal, que a princípio tem capacidade para cerca de 300 pessoas. Equipes estão de plantão atuando 24 horas por dia e de forma coordenada para atender a população no local.

Bombeiros Militares de outras regiões do estado estão com uma força tarefa concentrada na cidade de Garuva, com botes, jet-skis e um grande aparato para prestar auxílio às cidades de Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul, que estão sendo as mais atingidas pelas chuvas na região.

No âmbito municipal, a Secretaria de Obras está na rua com maquinários e caminhões abrindo valas e dando suporte à população. O Gabinete do Prefeito atua na parte burocrática, operacional e estratégica, junto com as outas pastas municipais. A Secretaria de Meio Ambiente disponibilizou seu barco para apoio aos bombeiros nos resgates necessários. A Secretária de Trânsito está bloqueando ruas sem condições de trânsito, sinalizando buracos e fazendo o mapeamento das fissuras que estão surgindo nas vias. Além disso, a Prefeitura conta com um forte apoio de voluntários.

Em áudio enviado à Tribuna de Itapoá, o secretário municipal de Assistência Social Fabio Pietrangelo, comentou que o abrigamento no Ginásio Ivo Zagonel está funcionando muito bem. Segundo ele, o espaço tem uma boa estrutura e há apoio com limpeza e doações, além dos recursos dos quais a Prefeitura já dispunha de antemão. Pietrangelo destacou o alto grau de cooperação das pessoas e a organização no local.

Secretaria de Educação estará atendendo apenas de forma remota

Em nota divulgada nas redes sociais na noite desta quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação de Itapoá informou que “em virtude do acúmulo de água em diversas regiões da cidade, e com previsão de maior volume de chuva nas próximas horas”, as unidades escolares, o Centro de Alimentação Escolar e o prédio da própria secretaria estarão atendendo apenas de forma remota por telefone, Whatsapp e email. “As escolas estarão entrando em contato com todos os pais que solicitaram matrículas recentemente. Mas pedimos que todos aguardem o contato da escola e evitem se deslocar com os alertas de chuva”, explica a nota da Secretaria, que a finaliza se solidarizando com todos os atingidos.

 

 

 

 

 

 

 

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook