
Itapoá e Garuva estão entre as 13 cidades de SC que vão receber vacinação contra a dengue

Vacina será aplicada no público-alvo de regiões endêmicas, em 521 municípios brasileiros, a partir de fevereiro. Imunização é parte de uma série de ações iniciadas ainda em 2023 para enfrentamento da doença
Desde 2023, o Ministério da Saúde está em constante monitoramento e alerta para o aumento de casos de dengue no Brasil. Nesse cenário, a pasta coordenou uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses, intensificou os esforços e reforçou a conscientização sobre medidas de prevenção. Uma das iniciativas foi a incorporação da vacina contra a dengue, que será aplicada na população de regiões endêmicas, em 521 municípios brasileiros, a partir de fevereiro. Em Santa Catarina, as 13 cidades que fazem parte da região de saúde Nordeste receberão o imunizante. São elas: Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Barra Velha, Garuva, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, São João do Itaperiú e Corupá.
Todas as regiões de saúde selecionadas no Brasil atendem a três critérios: possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.
Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. Esse é um recorte que reúne o maior número de regiões de saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado (20). O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi analisada de forma célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou a incorporação. Todo o processo foi organizado com Conass e Conasems – órgãos representantes das Secretarias de Saúde dos estados e municípios – seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Cenário epidemiológico
Com o início do período das chuvas e das altas temperaturas, e diante do alerta emitido pela OMS sobre o aumento das arboviroses em razão das mudanças climáticas ocasionadas pelo El Niño, somadas ao cenário nacional de reaparecimento dos sorotipos DENV-3 e DENV-4, o Ministério da Saúde coordenou uma série de atividades preparatórias para a sazonalidade de 2024.
De acordo com o Informe Semanal das Arboviroses Urbanas do Ministério da Saúde, entre as semanas epidemiológicas 1 a 3 deste ano de 2024, foram registrados 3.203 casos prováveis de dengue em Santa Catarina. Em 2023, houve notificação de 175 casos prováveis. O documento de acompanhamento do cenário nacional é uma das iniciativas disponibilizadas para o monitoramento estratégico.
O Ministério da Saúde reforça que a principal medida de enfrentamento das arboviroses é a eliminação dos criadouros do mosquito. Daí a importância de receber os agentes de saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros. São 102.633 Agentes de Combate às Endemias em todo o Brasil, sendo 1.657 para atender os 295 municípios catarinenses.
Do Ministério da Saúde, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Série televisiva aborda rede de exploração sexual de menores que atuava também em Itapoá
Operação da PF contra fraudes no GOV.BR tem desdobramentos em Itapoá
Crescimento em movimentação de cargas nos portos de SC supera a média nacional
Relacionado

Vacina contra a dengue está disponível para crianças de 10 e 11 anos da região Nordeste de SC
Todos os treze municípios catarinenses (ver lista abaixo) selecionados pelo Ministério da Saúde (MS) para receber doses da vacina contra a dengue no ano de 2024 já iniciaram a aplicação dos imunizantes em crianças de 10 e 11 anos. Neste primeiro momento, devido ao limitado quantitativo de doses enviadas pelo…
Em "Destaque"

Itapoá recebe primeiro lote de vacinas contra a dengue
A Prefeitura de Itapoá anunciou nessa sexta-feira, dia 23 de fevereiro, que recebeu o seu primeiro lote de vacinas contra a dengue, enviado pelo Ministério da Saúde, totalizando 835 doses. Com isso, o Município inicia nesta segunda-feira, dia 26, a campanha de vacinação contra a doença. “Mas atenção: a vacinação, neste…
Em "Destaque"

EDITORIAL ITAPOÁ NOTÍCIAS 203 – Março de 2024
Nesta terceira edição de 2024 do jornal impresso mensal Itapoá Notícias, tratamos de temas bastante sérios e que carecem de sua especial atenção, leitor. Precisamos nos mobilizar para amenizar a situação sanitária em que passa o país, especialmente Santa Catarina e a região Nordeste do Estado. Ainda que tenhamos, sim,…
Em "Destaque"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário