Vacina contra a dengue está disponível para crianças de 10 e 11 anos da região Nordeste de SC

Todos os treze municípios catarinenses (ver lista abaixo) selecionados pelo Ministério da Saúde (MS) para receber doses da vacina contra a dengue no ano de 2024 já iniciaram a aplicação dos imunizantes em crianças de 10 e 11 anos. Neste primeiro momento, devido ao limitado quantitativo de doses enviadas pelo MS ao estado, um total de 29.100, apenas crianças desta faixa etária estão sendo vacinadas. A meta é vacinar pelo menos 90% do público alvo. Os dados da vacinação no estado serão atualizados todas as segundas-feiras.

A vacina contra a dengue é aplicada em um esquema de duas doses (dose 1 + dose 2) com um intervalo de três meses entre elas. A imunização tem como objetivo reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.

“Pedimos que pais e responsáveis com filhos residentes nesses 13 municípios aproveitem a oportunidade e levem as crianças aos postos de saúde para garantir a proteção contra a dengue, doença que tem nos preocupado bastante este ano, devido ao elevado número de casos prováveis registrados no estado”, destacou a gerente de imunização e doenças infecciosas agudas da DIVE, Arieli Schiessl Fialho.

Para consultar locais e horários de vacinação, pais e responsáveis devem fazer contato com a Secretaria de Saúde do município onde residem. Conforme já divulgado, no caso de Itapoá, a recomendação da Prefeitura é que os pais e/ou responsáveis levem as crianças de 10 e 11 anos de idade até a UBS (Unidade Básica de Saúde) em que estão cadastradas. As UBSs Diamantina, Saí Mirim e Itapema do Norte não oferecerão a vacina, sendo que os cadastrados nessas unidades deverão procurar os postos de saúde da Barra do Saí, do Paese e do Pontal, respectivamente.

Além de Itapoá, também aplicam vacina neste momento em Santa Catarina, os municípios de Araquari; Balneário Barra do Sul; Barra Velha; Corupá; Garuva; Guaramirim; Jaraguá do Sul; Joinville; Massaranduba; São Francisco do Sul; São João do Itaperiú; e Schroeder.

Do Núcleo de Comunicação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, com adaptações da Tribuna de Itapoá. FOTO: Ricardo Wolffenbüttel / Secom.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook