Porto Itapoá promove encontro com palestras sobre prevenção a violência doméstica

As palestrantes convidadas foram Rose Marques, coordenadora de projeto do Instituto Maria da Penha, e a policial militar, cabo Daniele Cristina Soares, organizadora da Rede Catarina em Itapoá, entidade especializada no atendimento de mulheres em situação de violência em Santa Catarina

 

No mês das mulheres, o Porto Itapoá realizou um evento para a comunidade, trazendo especialistas no enfrentamento da violência doméstica, que palestraram para os presentes a respeito dos cuidados para combater e prevenir situações de violência contra a mulher, assim como o funcionamento das entidades e redes de apoio que hoje se dedicam a essa questão. As palestrantes convidadas foram Rose Marques, coordenadora de projeto do Instituto Maria da Penha, e a policial militar, cabo Daniele Cristina Soares, organizadora da Rede Catarina em Itapoá, entidade especializada no atendimento de mulheres em situação de violência em Santa Catarina.

A gerente de Desenvolvimento de Pessoas e Responsabilidade Social do Porto, Ilcilene Floriani de Oliveira Paes, abriu o evento reforçando a importância da participação feminina no desenvolvimento social de Itapoá. “As mulheres são protagonistas desse movimento e nós temos trabalhado fomentar desenvolvimento de redes sociais de apoio e desenvolvimento social e econômico para as mulheres da nossa comunidade”, afirmou, completando: “nesse contexto, é fundamental que seja de amplo conhecimento qual a dinâmica que leva mulheres a enfrentar situações de vulnerabilidade e violência, bem sobre como acolhê-las de forma eficiente e humana.”

A primeira palestrante, Rose Marques, afirmou ter ficado feliz com o que presenciou em Itapoá. Fazendo palestras por todo o Brasil, a especialista enxerga no município, todos os elementos fundamentais para a criação de uma rede especializada se formar, sobretudo, o interesse da própria comunidade. “Importante que o setor privado tome para si essa responsabilidade, tendo a consciência de que tem um papel importante a desempenhar nesse processo”, disse. Marques é coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha, uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que procura estimular e contribuir para a aplicação integral da Lei n. 11.340/2006 (que leva o nome de Maria da Penha), bem como monitorar a implementação e o desenvolvimento das melhores práticas e políticas públicas para o seu cumprimento.

Já a segunda palestrante, Daniele Cristina Soares, trouxe dados alarmantes sobre a realidade de Itapoá. Atualmente, existem mais de 100 casos de atendimentos a mulheres em situação de violência doméstica na cidade e 57 situações de “botão de pânico ativado” – termo usado para os casos em que a mulher já tem uma medida protetiva para protegê-las de seus agressores. Soares é cabo da Polícia Militar de Santa Catarina e organizadora, em Itapoá, da Rede Catarina, um programa institucional da PMSC direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. Pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher, o programa se sustenta em ações de proteção e no policiamento direcionado da Patrulha Maria da Penha.

Da Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá. FOTO: Porto Itapoá / Divulgação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook