Cresce, em março, o Índice de Medo do Desemprego

Em relação a dezembro de 2014, o índice de Medo do Desemprego cresceu 32,1% em março deste ano (2015). A informação foi divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) nesta quarta-feira, dia 08 de abril. A pesquisa aponta que foi o maior crescimento desse indicador desde o início da série histórica, em 1999.

“O que a gente espera é um consumidor cada vez mais cauteloso”, disse o gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da entidade, Renato da Fonseca. Para ele, o que iniciou com uma expectativa e confiança baixa por parte da população, agora se transformou em medo de ficar desempregado. Com isso, passam-se a ser evitados os endividamentos com bens de valores elevados. “Para a economia, a expectativa é a intensificação do processo de redução do consumo e, obviamente, [isso] acaba afetando o crescimento. Ou seja, se intensifica o processo de desaceleração, de recessão da indústria neste ano”, avaliou.

Além disso, a pesquisa também mostrou que o Índice de Satisfação com a Vida, que chegou a 94,7 pontos é também o menor da série histórica. Em março, esse indicador ficou 8,5% menor do que o de dezembro e 7,3% abaixo do patamar de março do ano passado (2014).

Foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios entre 21 e 25 de março de 2015.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook