Termina dia 22 de maio, campanha de vacinação contra a gripe

CRÉDITOS: Elza Fiúza / Agência Brasil.
CRÉDITOS: Elza Fiúza / Agência Brasil.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira, dia 22 de maio. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, trabalhadores da Saúde, povo indígena, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional são o público alvo da vacina.

As crianças que receberão a vacina pela primeira vez deverão ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. A apresentação do cartão de vacinação e de um documento de identificação no posto de saúde para a vacinação é bastante importante.

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais também devem ser vacinadas. Para esses, é necessária a apresentação de uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da dose.

Os pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas do SUS (Sistema Único de Saúde) deverão procurar os postos onde estão cadastrados para receberem a dose, sem a necessidade de prescrição médica.

De acordo com o Governo Federal, como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a imunização no período da campanha, a fim de que se garanta a proteção antes do início do inverno.

Há contraindicação da vacina em pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores ou àquelas que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados.

O vírus Influenza é transmitido por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Além disso, mão e objetos contaminados também podem transmitir a doença.

Febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações são alguns dos sintomas da gripe. A falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração podem surgir nos casos mais graves.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook