Concessionária de água de Itapoá apresenta preparativos para a temporada
Em uma reunião realizada na noite dessa quarta-feira, dia 16 de dezembro, a empresa responsável pela concessão de água e saneamento em Itapoá expôs como foram e estão os seus preparativos para a temporada de verão prestes a iniciar. Houve pouca participação popular no encontro realizado nas dependências da Casa da Cultura.
Representantes da Itapoá Saneamento iniciaram a apresentação expondo a necessidade de licença ambiental prévia para a instalação da nova estação de tratamento. Essa nova ETA (Estação de Tratamento de Água), que já vem sendo prometida há tempos, segundo a operadora, resolveria o problema da falta de água na temporada. A expetativa é de que tal licença, cuja solicitação foi protocolada em fevereiro de 2014, seja emitida no ano que vem (2016) e, com isso, as próximas temporadas de verão na Cidade não registrem problema no abastecimento.
Enquanto a falta de água não é solucionada em definitivo, a empresa concessionária alega estar tomando providências para amenizar a situação. Houve um aumento de 33% na equipe comercial, que reforçará a fiscalização, o atendimento ao usuário, a logística para caminhões pipas, os atendimentos emergenciais e o plantão telefônico 24 horas. Além disso, em comparação com a temporada do ano passado, houve um incremento de 16% de água na rede, que segundo a Itapoá Saneamento, não deve resolver o problema, mas amenizá-lo consideravelmente. Serão 1,2 milhão de litros captados a mais por dia. Também houve melhorias na capacitação, reforma geral das estruturas das estações, melhoria geral do sistema de filtração das estações, melhorias das bombas de distribuição de água tratada, intensificação do plano de descargas de redes e interligação de pontas de rede. Ações técnicas também foram realizadas, tal como a caça aos vazamentos e a as manutenções preventivas constantes. Ações de comunicação também vêm sendo realizadas no intuito de conscientizar a população e veranistas para que economizem água, antecipem a limpeza de seus reservatórios e instalem cisternas e caixas d’água.
A Itapoá Saneamento aproveitou o encontro para solicitar que a população ajude divulgando todas as ações necessárias para que o problema da falta de água no Município seja amenizado.
Uma novidade serão as mensagens de celular que repassarão aos clientes informações sobre caminhões pipas, reforço de pressão, etc.
Um detalhe importante e que deve chegar ao conhecimento de todos os moradores e veranistas de Itapoá é que a Itapoá Saneamento não vende água. Se um funcionário da empresa, junto ao caminhão pipa, quiser cobrar pelo líquido, avise imediatamente a empresa, pois se trata de um caso de polícia, que será devidamente investigado e se comprovada a situação, o funcionário responderá administrativa e criminalmente. Outros caminhões pipas, que não os da Itapoá Saneamento, também poderão estar na Cidade vendendo água. Trata-se de um produto sem a garantia de um mínimo controle de qualidade, visto que não passou por tratamento comprovado. Dessa forma, o risco para a saúde é bastante grande.
Para facilitar e agilizar o atendimento, a empresa lembra que conta com a segunda via das faturas disponível em seu totem de atendimento na sua própria sede – rua Lindoia, nº 328, no balneário Itapema do Norte – ou no seu site da internet (http://www.itapoasaneamento.com.br)
Durante a temporada de verão, as equipes da Itapoá Saneamento estarão de plantão. Solicitações poderão ser realizadas pelo telefone 0800 643 2750 (para telefones fixos) ou (47) 3443-6464 (para telefones celular).
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