
Governo de SC associa saldo positivo em abertura de novas empresas à confiança na retomada

Santa Catarina teve um saldo maior de empresas constituídas em 2020 quando comparado ao mesmo período do ano passado (2019). Desde o início do ano, até essa quarta-feira, dia 13 de maio, o estado contava com um saldo de 35.144 novas empresas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 31.955 constituições. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).
Os dados mostram que o ambiente econômico do estado, apesar de toda a insegurança gerada pela pandemia provocada pelo novo Coronavírus, ainda reflete o viés empreendedor do cidadão catarinense e mostra um estado ainda pujante e confiante em uma retomada do crescimento.
O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, destaca que o resultado representa a soma dos esforços do Governo do Estado e a força dos empreendedores catarinenses. “O empreendedorismo catarinense se esmera na busca de soluções que mitiguem rapidamente os efeitos da pandemia e da quarentena imposta para a preservação de vidas. Dessa maneira, vamos nos encaminhando para a retomada mais acelerada da economia”, destaca.
O presidente da Junta Comercial, Juliano Chiodelli, observa que os números apresentados, de abertura e no fechamento das empresas no estado, refletem a confiança dos empresários na economia catarinense. ”Funciona como um termômetro da expectativa frente aos próximos meses. Os números da Jucesc são a porta de entrada no estado e fica evidente que o ano de 2020 teve uma arrancada melhor que 2019, e que mesmo com os desafios, prevalece a confiança na retomada”, avalia.
Emprego em Santa Catarina
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã dessa sexta-feira, dia 15 de maio, que Santa Catarina manteve a menor taxa de desocupação do Brasil no primeiro trimestre de 2020. Até o fim de março, o índice no estado era de 5,7%, enquanto a média nacional ficou em 12,2%. Os números fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e englobam apenas as primeiras semanas da pandemia de Covid-19 no país.
Da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Porto Itapoá e GERAR oferecem curso gratuito de preparação para entrevistas de emprego
Porto Itapoá evitou consumo de mais de 1 milhão de litros de combustível em 2024
Exemplo de São Francisco reforça importância do transporte ferroviário na atividade portuária
Relacionado

Indicadores da indústria, comércio e serviços apontam para retomada econômica em SC
De acordo com o divulgado pelo Governo do Estado, a economia de Santa Catarina começa a demonstrar índices sólidos de retomada do crescimento após as complicações geradas pela pandemia de Covid-19. Indicadores divulgados nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para altas acima da média nacional…
Em "Economia"

Santa Catarina fechou 2018 com a menor taxa de desemprego do País
A taxa de desemprego em Santa Catarina no último trimestre de 2018 foi a menor do Brasil. O estado também apresentou a melhor situação do País quanto aos índices de desocupação, subutilização da força de trabalho e de pessoas desalentadas, isto é, aquelas que desistiram de procurar emprego. Os dados…
Em "Economia"

Santa Catarina empregou mais do que demitiu em outubro, aponta Caged
O Governo de Santa Catarina divulgou nessa quinta-feira, dia 24 de novembro, que o estado catarinense contratou mais do que demitiu em outubro deste ano (2016), segundo o Ministério do Trabalho, com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). No mês passado (outubro), foram 69.505 admissões…
Em "Economia"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário