“Regra de Três”, por Mutti Kirinus

A regra de três é uma operação não muito complexa, e pode servir para medir a proporcionalidade entre valores. Além das contas básicas, é uma das poucas coisas que usamos no cotidiano, entre todas que aprendemos em 12 anos de ensino fundamental e médio, com quatro horas semanais de aulas de matemática, seja no ensino público ou particular.

Com ela, podemos já medir a importância que nossa sociedade dá às artes e à filosofia, proporcionalmente às outras “matérias”. Podemos, também, medir proporcionalmente o quanto das horas úteis do nosso dia, semana e mês, dedicamo-nos à contemplação estética, ou a uma atividade artística ou cultural.

Podemos medir, também, no crescimento demográfico de uma cidade, o quanto os investimentos em Cultura aumentaram ou não, proporcionalmente ao aumento da população.

O número de oportunidades gratuitas de acesso a ela deveria aumentar proporcionalmente com o aumento de número de habitantes. Partindo-se, é claro, do princípio que arte e cultura carregam valores essenciais para a sociedade.

O ensino das artes, com espaço e tempo reduzido na carga horária, migram para outros locais: as escolas particulares e especializadas em cada segmento. São louváveis todas as iniciativas e quase heroicas da criação e manutenção desses espaços. No entanto, sem a oferta de oportunidade de acesso gratuito às artes, acaba-se gerando um processo de elitização da mesma por conta dessa desigualdade social. Ou seja, além da desigualdade social, e podemos incluir uma digital também, aprofunda-se as mesmas para uma desigualdade cultural.

Se a arte aprimora o ser humano no seu sentido expressivo; de superação; de concentração; e de sensibilidade; a desigualdade de acesso a ela aprofunda a desigualdade de acesso a muitas outras esferas dentro de uma sociedade competitiva. Em outras palavras, a linha de partida será, para uns, mais distante do que para outros, de onde o ser humano precisa chegar para um desenvolvimento pleno material e espiritual.

Apesar dos pesares, aprendemos a fazer regra de três. E isso nos permite ter um olhar crítico para a proporcionalidade devida de tais acessos e do espaço e tempo investidos por nós, pelas instituições de ensino, empresas, administração pública e sociedade como um todo. Faça a conta.

Mutti

Mutti

Helmuth A. Kirinus é mestre em Filosofia pela UFPR, formado em gestão cultural e músico. Atualmente coordena 8 projetos via lei Rouanet de incentivo à cultura e 4 via Sistema Municipal de Desenvolvimento da Cultura de Joinville. É professor de violão e coordenador da Escola de Música Tocando em Frente em Itapoá. Atua também como representante técnico do setor Comunicação e Cultura dos projetos do Ampliar pelo Porto Itapoá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook