“Um olhar sobre a corrupção”, por Werney Serafini

Necessário se faz um olhar atento na corrupção, tema que monopoliza a população, no âmbito federal, estadual e até nos pequenos e médios municípios, como em Itapoá, recentemente.

A corrupção prejudica a sociedade como um todo. Recursos são desviados, dilapidados, mal geridos, para não dizer desperdiçados. Nas diferentes formas, atinge as instituições, impossibilitando-as de cumprir seus objetivos sociais e econômicos.

A corrupção não é de hoje, remonta às oligarquias brasileiras. Infelizmente está presente no Executivo, Legislativo e Judiciário. Ameaça à democracia, o bem estar social e a qualidade de vida da população.

Vale para sonegadores de impostos, para empresas que utilizam recursos não contabilizados, na forma de propinas para vencer licitações e renovar contratos; para o gestor público que cria dificuldades para vender facilidades, ao juiz que vende sentenças ou a ONG que desvia recursos. Todos, sem exceção, devem ser investigados, processados, julgados e, constatado ilícito, condenados e penalizados. Há que se acabar com a impunidade.

No entanto, permanecem sem respostas perguntas recorrentes do tipo: Por que há casos que se destacam mais do que outros? Por que CPI’s terminam sem indiciar ninguém apesar das provas apresentadas? Por que ONG’s e outros movimentos sociais são criminalizados, como se fossem aparelhos criados unicamente para desvio de recursos?

Lamentavelmente, investigações realizadas pelo Ministério Público, na denominada Operação Mensageiro, deram conta de surpreendente caso de corrupção em Itapoá, envolvendo a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade e integrantes da administração municipal. O assunto tramita no judiciário, sob segredo de justiça, e tem gerado grande expectativa quanto ao desfecho.

Não obstante, as consequências se fazem sentir na cidade: a coleta e separação dos resíduos sólidos recicláveis, fundamental para o meio ambiente urbano, foi temporariamente suspensa, face a necessidade de investimentos que dependem de recursos para a continuidade.  Paradoxalmente, o montante até então divulgado na imprensa, referente a propina constatada, seria quase que suficiente para construção e adequação das instalações e dos equipamentos necessários para a prestação do serviço a população.

Controvérsias a parte, para barrar a corrupção é necessário enfrentar a manipulação do poder público em todos os níveis de governo. Não permitir o privilégio, impor a transparência e ter o controle social da máquina pública.

Itapoá (Inverno), setembro de 2023.

Avatar

Werney

Werney Serafini é presidente da Adea – Associação de Defesa e Educação Ambiental. Acredita no desenvolvimento de Itapoá com a observância de critérios ambientalmente adequados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook