
ADEA divulga Manifesto Itapoá do Amanhã para candidatos e candidatas às eleições

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a preservação da qualidade de vida na Itapoá do amanhã, a Associação de Defesa e Educação Ambiental de Itapoá (ADEA) lança um Manifesto aos candidatos e candidatas às eleições municipais da cidade.
O documento apresenta uma série de sugestões de ações quanto à pauta ambiental no município, abrangendo aspectos como ações de gestão pública, resíduos sólidos urbanos, unidades de conservação, urbanismo e turismo; que englobam de forma transversal, a importância da conservação e educação ambiental no município.
Conforme a ADEA, a partir das propostas presentes no Manifesto Itapoá do Amanhã, a Agenda Ambiental será fortalecida na gestão municipal, atendendo determinações implícitas na Lei da Mata Atlântica, instituída na Constituição Federal como Patrimônio Nacional, garantindo que todos têm direito e acesso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
No Manifesto, a Associação também faz um chamado aos futuros integrantes do Executivo e do Legislativo de Itapoá para se tornarem o ponto de partida da verdadeira modernização, visando a adequação do Município aos padrões mundiais de sustentabilidade, garantindo no curto, médio e longo prazo, qualidade socioambiental.
A expectativa é que os candidatos e candidatas às eleições considerem as sugestões apresentadas como metas em seus mandatos e que a comunidade em geral se aproprie das mesmas para a construção conjunta da Itapoá do Amanhã.
O Manifesto Itapoá do Amanhã na íntegra pode ser conferido clicando aqui.
Sobre a ADEA
A Associação de Defesa e Educação Ambiental é uma organização sem fins lucrativos, criada em 17 de dezembro de 1974 em Curitiba (PR), por iniciativa do geólogo e professor João José Bigarella, reconhecido pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente em especial ao bioma da Mata Atlântica na Serra do Mar.
Foi a primeira associação ambientalista constituída no estado do Paraná e uma das pioneiras no Sul do país.
A ADEA teve papel relevante na articulação da sociedade civil e governamental, desenvolvendo diversos projetos ambientais no Paraná.
Na década de 1990, passou a coordenar os trabalhos de gestão e organização de pesquisas e estudos sobre a Floresta Atlântica de Planícies Costeiras na Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Reserva Volta Velha, em Itapoá. A reserva, por mais de 10 anos, recebeu estudantes da Antioch University, de OHIO/USA, para estágios acadêmicos sobre o bioma brasileiro da Mata Atlântica.
No período, diversos trabalhos acadêmicos e de pesquisa foram feitos na Reserva Volta Velha, que reuniu amplo acervo de estudos científicos sobre as Florestas de Planícies Quaternárias do litoral norte catarinense.
Em 2006, a sede social de Curitiba foi transferida para Itapoá e, em Assembleia Geral dos associados, definida nova base para atuação territorial, priorizando o bioma Mata Atlântica compreendida entre a Baía de Guaratuba no Paraná e a Baía da Babitonga em Santa Catarina e respectivos entornos.
Em 26 de dezembro de 2006, a ADEA foi reconhecida como de utilidade pública pela Câmara de Vereadores de Itapoá, pela Lei Municipal 110/2006.
Da ADEA, com adaptações do Itapoá Notícias.
Leia também:
Prefeitura realiza audiência pública sobre Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lança sua campanha do agasalho 2025
Itapoá se despede de Paulo Alexandre Haponiuk, ex-presidente da Câmara Municipal
Relacionado

EDITORIAL: Itapoá Notícias nº 163 – Novembro de 2020
O dia 15 de novembro se aproxima. Eleições municipais sempre trazem grande expectativa. Palpites aqui, palpites ali, o fato é que nada está definido antes da contagem dos votos e até lá, dura a incerteza de quem será o prefeito, o vice e os vereadores da cidade. Mas enquanto você…
Em "Destaque"

As eleições municipais e a pauta ambiental, por Werney Serafini
Iniciaram as campanhas eleitorais. E a disputa promete ser acirrada! Seis candidatos a prefeito e vice, envolvendo coligações de diversas tendências. Não menos surpreendente, 124 candidatos a vereador para as nove vagas do legislativo. Não se tem lembrança de tantos postulantes aos cargos eletivos em Itapoá. Infelizmente, a temática ambiental…
Em "Colunista Werney"

“O papel da escola na questão ambiental”, por Werney Serafini
Variações climáticas, aquecimento global, desmatamento, poluição de rios e oceanos entre outros, são temas frequentes nas discussões sobre a questão ambiental. A comunidade cientifica considera que a temperatura da Terra aumenta gradativamente em razão da intervenção humana na natureza. Céticos defendem que o Planeta passa por um período cíclico de…
Em "Colunista Werney"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário