Retrospectiva: uma viagem pelos destaques de capa do Itapoá Notícias em 2020

Nessa quarta-feira, dia 30 de dezembro, o jornal impresso Itapoá Notícias divulgou um vídeo, no qual faz um resumo de 2020 através das capas de suas edições publicadas este ano. Todo o trabalho é realizado em parceria com este site Tribuna de Itapoá e com as redes sociais Praia de Itapoá SC e Itapoá 24Hrs.

 

CONFIRA OS TEMAS DE CAPA DO JORNAL EM 2020

 

Janeiro de 2020 (edição 153)

Ninguém podia imaginar que ali começava um ano que deixaria tantas marcas negativas em tantas pessoas. Como tradicionalmente vinha ocorrendo em todas as viradas de ano, a transição entre 2019 e 2020 foi celebrada com muita festa. “Recorde na Virada” era a manchete principal da edição publicada no mês de janeiro, que dava ênfase no público estimado de mais de 150 mil pessoas presentes no evento de Réveillon da Cidade, que contou com apresentações de artistas locais, show pirotécnico (sem efeito sonoro) e da banda Nenhum de Nós.

Fevereiro de 2020 (edição 154)

Boas notícias surgiram no segundo mês do ano para quem buscava oportunidade de trabalhar na Prefeitura de Itapoá. Um concurso público começava a ser desenhado para a realização ainda em 2020. A pandemia, acabou adiando os planos e até o momento não se teve novas notícias a respeito.

Março de 2020 (edição 155)

“3º Maior do Brasil” foi a manchete principal de capa do Itapoá Notícias no terceiro mês do ano. Fazia referência aos resultados publicados pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) que colocavam o Porto Itapoá na primeira posição entre os portos movimentadores de contêineres no estado de Santa Catarina e na terceira posição nacional.

Abril de 2020 (edição 156)

“O Lar de quem é feliz”, tema da campanha de aniversário de Itapoá, celebrado no dia 26 de abril foi também a principal manchete da capa do Itapoá Notícias naquele mês. Mas o assunto principal da capa dividia espaço com informações sobre as mudanças de rotina que a pandemia trazia. Uma tarja em destaque na capa passou a recomendar máxima atenção na manipulação do jornal impresso, que por cautela chegou a atrasar algumas edições, mas por se tratarem, meios de comunicação, de serviço essencial, não chegou a ter publicações interrompidas durante a pandemia.

Maio de 2020 (edição 157)

A capa da quinta edição do ano fazia referência a um acontecimento do mês seguinte, mais precisamente ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho. Conversamos com especialistas locais para trazer informações sobre o tempo seco, a estiagem, as queimadas e tudo o que estava afetando o meio ambiente da região naquele período do ano. A luta contra o coronavírus não deixava de ser assunto de capa e também entrevistamos profissionais de saúde, de uma ponta a outra envolvida nessa batalha.

Junho de 2020 (edição 158)

O nono aniversário do Porto Itapoá, empreendimento modelo em termos de modernidade, sustentabilidade e eficiência foi o tema principal de capa do Itapoá Notícias no mês de junho. Também citamos a matéria intitulada “Fotografia de Itapoá em tempos de Covid-19”, na qual trouxemos um levantamento dos números desde os serviços básicos até os registros civis, e outras informações estatísticas do período de quarentena até então.

Julho de 2020 (edição 159)

Quatro meses após a suspensão das aulas em todas as redes de ensino por causa da pandemia pelo novo coronavírus, fomos conversar com a comunidade estudantil sobre o momento da Educação no âmbito local. Na capa do Itapoá Notícias de julho também comentamos sobre o Ciclone Bomba que causou grandes estragos em toda Santa Catarina. Garuva, inclusive, esteve entre as cidades mais atingidas pelos impactos.

Agosto de 2020 (edição 160)

Novamente, o Porto Itapoá é destaque, dessa vez ao aparecer como líder do IDA (Índice de Desenvolvimento Ambiental, divulgado pela Antaq. Os resultados que fazem referência ao ano de 2019 deram conta de que o terminal portuário itapoaense é o mais sustentável entre os portos privados brasileiros.

Setembro de 2020 (edição 161)

A importância de se prevenir o suicídio foi tema de capa do Itapoá Notícias e da campanha Setembro Amarelo. Não só em setembro, mas em todo o ano, é de suma importância reconhecer os sinais de alerta, procurar auxílio profissional e adotar hábitos saudáveis que podem salvar vidas.

Outubro de 2020 (edição 162)

“Eles pedem o seu voto” foi o tema de capa da 10º edição do impresso em 2020. Nela, apresentamos os candidatos que concorreriam pelo seu voto em novembro.

Novembro de 2020 (edição 163)

Novamente falando das Eleições 2020, o tema de capa foi “O futuro em suas mãos”, quando falamos a responsabilidade do voto e contamos detalhes de como se daria o processo.

Dezembro de 2020 (edição 164)

Com a capa intitulada “Renúncias, investigação e novo prefeito”, na mais recente e última edição do Itapoá Notícias em 2020, contamos um resumo do que rolou no conturbado fim de gestão 2017 / 2020 da Prefeitura Municipal de Itapoá.

Abaixo, fique com o vídeo que exibe todas as capas mencionadas acima.

 

 

A todos, o Itapoá Notícias, a Tribuna de Itapoá, a Praia de Itapoá SC e o Itapoá 24 Hrs, deseja um 2021 cheio de boas notícias!

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook