“Ônibus estacionados na praia”, por Werney Serafini

Na mídia a manifestação, – com foto comprovatória – de cidadão indignado com um ônibus de turismo, “atravancando”, segundo ele, a rua. Provavelmente deveria estar em frente à sua casa, obstruindo a passagem. Aliás, fato comum nos finais de semana, feriados prolongados e, notadamente, nas festas de fim de ano e carnaval.

Comentários os mais diversos. Uns, contundentes, como o do indignado cidadão, autor da postagem. Outros, nem tanto, conformados talvez com a presença dos turistas, importantes para a economia do Município. Alguns, severos e críticos, cobrando ações das autoridades, sob a alegação de que é proibido pela legislação municipal.

Sem dúvida, ônibus estacionados nas ruas, mesmo trazendo turistas para passar o dia a beira mar, geram desconforto aos moradores fixos, especialmente na temporada de verão em que as praias ficam superlotadas. Itapoá, certamente, não é exceção.

No entanto, de pouco adianta a proibição do estacionamento nas ruas, se não houver alternativas para isso, além de normas disciplinando a permanência na cidade. São as faladas “políticas públicas” estabelecidas para regular situações específicas.

Todo “problema”, deveria ser seguido de propostas para solução.  Assim, uma sugestão para ser apreciada por quem de direito:

Nos balneários, seriam selecionados locais específicos para estacionamentos apropriados aos veículos de turismo, de forma a causarem um mínimo de interferência no transito urbano.

Seriam estabelecidos incentivos fiscais para estimular proprietários de imóveis a explorar ou até mesmo locar terrenos para a implantação de estacionamentos privados, comuns em muitas cidades.

Além de estacionamento, outros serviços tipo guarda e segurança, vestiários, sanitários, alimentação, lojas de conveniência entre outros, poderiam ser agregados aos estacionamentos, proporcionando renda, empregos e impostos ao Município.

Os ônibus ao chegarem em Itapoá, deixariam os turistas na praia escolhida e seguiriam para os estacionamentos, lá permanecendo até o momento do retorno a origem. Nas praias haveria pontos destinados exclusivamente ao embarque/desembarque dos turistas e, naturalmente, fiscalizados.

A sugestão foi inspirada na iniciativa de algumas imobiliárias, disponibilizando terreno em frente ao Tabelionato de Itapoá, para estacionamento dos veículos que demandam ao cartório.

Ter consciência da existência de um problema já é meio caminho andado para solução, o resto são as ações efetivas.

Itapoá (outono), abril de 2022.

Avatar

Werney

Werney Serafini é presidente da Adea – Associação de Defesa e Educação Ambiental. Acredita no desenvolvimento de Itapoá com a observância de critérios ambientalmente adequados.

Um comentário em ““Ônibus estacionados na praia”, por Werney Serafini

  • Avatar
    11 de abril de 2022 em 20:46
    Permalink

    Na realidade os ônibus de turismo incomodam mas são poucas vezes no ano que estão por a minha principal queixa e de muitos moradores garanto que e está desordem dos caminhões estacionado em lugares irregular e transitando em nosso asfalto muitas vezes super carregados acabando com os asfalto e inseguranca no trânsito cadê nossa lei

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook